3M do Brasil usa realidade virtual em treinamento

1603993655_pexels-eugene-capon-1261822.jpg?w=1110&profile=RESIZE_710x

Funcionários aprendem a fazer manutenção com tecnologia da SafeLive.

A 3M do Brasil está treinando funcionários da sua área de manutenção de máquinas com uso de tecnologia de realidade virtual da SafeLive, uma startup do grupo Construtivo.

Os funcionários estão usando óculos de realidade virtual da HTC e Acer, combinados com a solução da SafeLive, o que permite um melhor aprendizado de processos como limpeza, lubrificação e troca de peças.

No processo presencial do treinamento, a prática era realizada em máquinas adaptadas e com partes de peças isoladas, ou seja, não refletia 100% a realidade, além de envolver problemas de deslocamentos.

“Enxergamos a possibilidade em realizar treinamentos para os colaboradores a qualquer momento, em turmas menores ou até mesmo individualmente, o que pode gerar melhores experiências de aprendizado e maior ganho de produtividade, além de evitar paradas de máquina e deslocamentos entre sites", pontua Carina Ramos, External Connections Developer da 3M do Brasil.

A próxima etapa do projeto desenvolvido pela startup será o conteúdo teórico em áudio e vídeo incluído no ambiente de realidade virtual, que substituirá apresentações hoje realizadas em Power Point.

A expectativa é alta: reduzir o tempo do treinamento de 1 hora para 20 minutos, ao mesmo tempo em que a retenção de conteúdo sobe de 20% na média para 80% devido à qualidade da experiência.

Outra novidade será a inclusão de funcionalidades de gamificação, recurso que utiliza técnicas de jogos e deverá indicar aos colaboradores seu grau de evolução de aprendizado, sem depender da análise de um orientador presencial.

O projeto é realizar 60 treinamentos diferentes pelo sistema de realidade virtual, impactando cerca de mil funcionários da 3M.

A aproximação entre SafeLive e 3M se deu pelo programa governamental Conecta Startup Brasil, que incentiva empresas em estágios iniciais a fazer negócios com grandes organizações.

A SafeLive é uma spin off da Construtivo, cujo carro chefe é o Colaborativo, um software que ajuda empresas que tocam grandes obras a gerenciar fluxos de trabalho, hoje com 40 mil usuários em 100 clientes, incluindo nomes como Voith, Rumo e Belo Monte.

A empresa também atua com software de CAD e BIM, com os quais as empresas fazem projetos e gerenciam informação, em parceria com a Autodesk, o que tem a ver com o business da SafeLive, que também é baseado em visualização de arquivos tridimensionais.

by Baguete 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob