41% de internados em UTI usaram respirador

O Estado de S.Paulo
Jornalista: Indefinido


17/04/20 - Quatro em cada dez pacientes com coronavírus internados em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) paulistas precisaram de respiradores, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, com base na análise dos dados de 2,3 mil internações registradas até 8 de abril.
No período, 2.307 pacientes foram internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela covid-19, dos quais 958 (41,5%) precisaram ser encaminhados para a UTI. Desses, 406 foram colocados em ventilação mecânica invasiva, ou seja, entubados por ter evoluído para insuficiência respiratória mais severa.É justamente nesse grupo que foi registrada a maior mortalidade.

Dos 406 pacientes entubados na UTI, 199 haviam morrido até a data do balanço da pasta, o equivalente a 49%.

Se considerado o número total de óbitos em relação ao total de internados em qualquer tipo de leito, o índice cai para 18%.

A taxa de mortalidade na UTI, independentemente do uso de ventilação mecânica invasiva, é quase o triplo da registrada entre pacientes internados que não foram para a terapia intensiva: 29% para 10%.

Segundo especialistas, além da maior gravidade do quadro dos pacientes que são encaminhados para entubação na UTI e do risco de falta de respiradores durante o período de pico da pandemia no País, há complicações relacionadas ao uso prolongado do equipamento que podem tornar-se um desafio a mais durante a epidemia. “Nos pacientes com quadros graves de covid-19, o tempo de entubação tem variado de 7 a 21 dias. É um período muito extenso, o que aumenta o risco de complicações como pneumonias associadas à ventilação mecânica, trombose, infecções”, explica José Eduardo Afonso Jr., pneumologista no Hospital Israelita Albert Einstein.
“Temos observado que é um tempo médio bem maior do que o de outras pneumonias virais ou bacterianas. Sabemos que a ventilação por esse tempo prolongado pode levar a lesões pulmonares”, diz o pneumologista Gustavo Prado, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob