A ciência diz: não tenha medo de desacelerar

Desacelere! – Comunhão

by Kate Northrup | O Globo 

 

Você ouviu as estatísticas sobre o excesso de trabalho e como ele é um enorme risco para a saúde. Você leu os artigos sobre produtividade e livros indicando que encher sua semana com mais horas de trabalho não melhora na verdade os seus resultados. E embora a ideia de desacelerar não apenas pareça atraente, mas seja também apoiada por dados significativos, se permitir fazer isso é algo completamente diferente.

Existem muitas razões pelas quais nós trabalhamos mais e mais horas apesar das evidências crescentes de que isso não só é ineficaz, como também está diminuindo as nossas vidas. Há uma pressão para parecer um trabalhador esforçado, que está disponível durante todo o tempo, especialmente nas indústrias em que responder às necessidades de um cliente ou de um chefe a qualquer momento é a norma. Existe o desejo de estar à frente e ser selecionado para promoções, aumentos e oportunidades de liderança. Existe a mensagem cultural que recebemos durante todas as nossas vidas de que trabalhar mais horas e com mais esforço garante nosso sucesso, embora discernir em que colocar o seu esforço seja muito mais importante que cobrir toda a sua vida com trabalho árduo.
E é difícil mudar uma crença. Estudo atrás de estudo nos mostra que não mudamos de ideia, mesmo quando recebemos informações novas e factuais que comprovem que nossas crenças anteriores estavam erradas.

Não é novidade, então, que, apesar de tantas evidências mostrarem que desacelerar é inteligente tanto para nossa produtividade, como para nossa saúde, nós temos dificuldades em nos dar permissão para fazer isso. Mas só porque é incomum ou desconfortável mudar os hábitos de trabalho, não quer dizer que seja impossível.
Aqui estão algumas coisas que funcionaram para meus clientes e na minha experiência pessoal em se permitir desacelerar:

 

Perceba a história que você está contando a si mesmo sobre trabalho

São 18h. Você prometeu que estaria em casa para o jantar e para a hora de dormir, mas tem alguns últimos e-mails que você quer enviar. Nestes momentos, em que você tem a opção de continuar com seu antigo comportamento de ultrapassar seus limites ou compromissos com partes da sua vida de fora do trabalho, observe a história que você está se contando sobre por que o trabalho é mais importante.

Tire cinco minutos ou mais para escrever a história, e então vá mais fundo. Se a história é que se você não enviar esses últimos poucos e-mails, você ficará para trás no dia seguinte, pergunte a si mesmo: e daí? Talvez a resposta seja que daí você se sentirá apressado para terminar sua proposta até o final da semana. Pergunte a si mesmo novamente: e daí? Continue cavando até chegar à história central. Muitas vezes será algo como: "Vou perder meu emprego e depois perder tudo."

Quando você chegar a esse ponto, pergunte-se: isso é verdade? É verdade que se você deixar seu trabalho no horário que disse que sairia, você perderá seu trabalho e então perderá todo o resto? Na maioria das situações, provavelmente não. Nossos pensamentos e sentimentos influenciam nosso comportamento, e nossas histórias internas estão entrelaçadas com esses pensamentos e sentimentos. Tirando cinco minutos para interromper seus pensamentos, sentimentos e comportamento automáticos, você torna a mudança mais provável de ser feita.

 

Compartilhe seu objetivo de desacelerar com alguém que você respeita

De acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia, quando você compartilha seu objetivo com alguém que você percebe como tendo um status mais alto ou que você respeita, isso torna você responsável por de fato fazê-lo porque você se importa com a opinião da pessoa sobre você. Além disso, quando se trata de se permitir tirar um pouco o pé do acelerador, provavelmente uma das razões pelas quais é difícil é porque você quer que os "superiores" o vejam como um trabalhador dedicado e esforçado.

A pessoa com quem você compartilha o seu objetivo não precisa ser da sua empresa. Pode ser um mentor, um amigo ou um membro da família que você admire pela habilidade em fazer um ótimo trabalho ao mesmo tempo em que se dá permissão para viver sua vida ao máximo. Além de simplesmente torná-lo responsável pela mudança, eles também podem oferecer dicas úteis sobre como se permitiram desacelerar, que você depois poderá seguir.

 

Vá com tudo no que importa

Tendemos a ser muito 1 e 10 em nosso pensamento, contando a nós mesmos a história errada de que fazer menos em uma área significa fazer menos (ou nada) em todas as outras. É assim que nos convencemos de que não está tudo bem. Essa matemática simplesmente não bate.

Em vez disso, faça uma análise 80/20 e determine quais 20% das tarefas ou projetos fornecem 80% dos resultados no trabalho. Liste suas maiores vitórias no trabalho em um lado de um pedaço de papel (os resultados que você busca, suas maiores prioridades ou seus principais objetivos) e as tarefas que você realiza diariamente no outro pedaço. Trace uma linha de cada uma das grandes vitórias até as tarefas que foram mais diretamente responsáveis por esse resultado. Circule as tarefas que possuem linhas traçadas a partir delas. Esses são os seus 20%.
Depois de saber disso, você pode dedicar o máximo de tempo e energia às coisas que importam, e ver as outras áreas em que pode desacelerar, delegar ou eliminar coisas completamente. Além disso, se você sabe que está dedicando o melhor de você às coisas que importam no trabalho, também será mais fácil finalizá-lo quando for a hora.

 

Avance rápido

O belo livro de Bronnie Ware, “Os cinco principais arrependimentos de quem está morrendo” (em tradução livre), nos lembra de que é incrivelmente comum pessoas desejarem que não tivessem trabalhado tanto quando estão em seu leito de morte. Quando estamos presos na rotina diária, é fácil ficar emperrado pensando que retrabalhar aquele relatório pela centésima vez ou trabalhar duas horas extras por dia em nosso computador é crucial para nossas vidas.

Em vez disso, considere esse exercício. Quando me sinto preso a um antigo padrão e tenho dificuldade em mudar meu comportamento, gosto de avançar rapidamente e perguntar ao meu eu de 85 anos o que ela gostaria que eu tivesse feito em meu momento atual de vida. Fazer isso me permite ver o quadro geral, em vez dos prazos ou fatores estressantes que são meu foco imediato naquele momento. Você pode fazer o mesmo. Quando você diminui o zoom e finge que está no futuro olhando para sua vida do passado, é mais fácil ver o que é essencial e o que não é.
Sua capacidade de se permitir desacelerar (mesmo que seja só um pouco) tem o potencial de melhorar drasticamente seus resultados e proteger sua saúde. Você trabalha duro e faz um trabalho que importa. Você merece atingir seus objetivos enquanto dá ao seu corpo e à sua mente o espaço de que precisam para que também tenham um desempenho ideal.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob