ABC_Edi%C3%A7%C3%A3o19.JPG

por Hélio Costa Júnior

Unicamp

"Covid-19 e a inovação de fármacos no Brasil" é o tema que será debatido na 19ª edição da série de webinários da Academia Brasileira de Ciências (ABC) "Conhecer para entender: O mundo a partir do coronavírus". Interessados em participar podem se inscrever no link. O evento vai ao ar no dia 11 de agosto, a partir das 16 horas, no endereço eletrônico http://transmissao.abc.org.br.

Siga o DikaJob: 

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

Para debater o tema foram convidados: Glaucius Oliva, membro titular da ABC, TWAS e ACAL; Eliezer Barreiro, membro titular da ABC, e Jaime Rabi, presidente e diretor da empresa Microbiológica desde 1994.

Os mediadores do bate-papo virtual serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente da ABC para a região Sul, João Batista Calixto.

MAIS SOBRE OS WEBINARISTAS:

Glaucius Oliva - É professor Sênior do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar/Cepid/Fapesp). Lidera equipe multidisciplinar de pesquisa, voltada para o planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, envolvida inclusive em projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais. Foi presidente do Conselho Nacional e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2011 a 2015. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do governo do Brasil. Ele vai apresentar as estratégias do CIBFar-Cepid no desenvolvimento de fármacos contra a covid-19.

Eliezer Barreiro - É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fundou o Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio) no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ). Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar). Recebeu do governo brasileiro a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Vai tratar de aspectos do complexo processo interdisciplinar da inovação em fármacos, abordando o papel das suas disciplinas centrais, especialmente a química medicinal e sua vocação translacional. Também abordará pesquisas do INCT-Inofar relativas ao combate da SARS-Co-V2.

Jaime Rabi - Foi professor e pesquisador do então Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN, hoje IPPN) da UFRJ por 20 anos. Contribuiu com as bases do Programa Nacional de DST e Aids, liderando o desenvolvimento de antirretrovirais contra o HIV e participou no desenvolvimento do Sofosbuvir, componente essencial nas terapias curativas da hepatite C. Recebeu o Prêmio SBQ de Inovação Fernando Galembeck, da Sociedade Brasileira de Química. Ele vai falar sobre o reposicionamento de fármacos versus a inovação disruptiva e a necessidade da integração interdisciplinar de instituições públicas e privadas, visando a descoberta de novas moléculas de ação direta e seletiva para o combate ao novo coronavírus.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail abc@abc.org.br

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob