Enfermeira segura frasco de vacina da Pfizer no Reino Unido. — Foto: Jacob King/Pool via REUTERS/File Photo

Enfermeira segura frasco de vacina da Pfizer no Reino Unido. — Foto: Jacob King/Pool via REUTERS/File Photo

Por G1

A agência que regula o uso de medicamentos no Reino Unido aprovou a aplicação da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNtech, em adolescentes a partir dos 12 anos.

Até o momento, a Autoridade de Regulamentação Sanitária de Medicamentos (MHRA, na sigla em inglês) autorizava o uso desta vacina apenas para maiores de 16 anos.

Ainda é preciso da aprovação de um comitê especial, vinculado ao governo do britânico e formado por especialistas, para liberar a aplicação para este público.

A mudança foi anunciada após a divulgação e análise de resultados dos estudos clínicos feitos com voluntários nesta faixa etária (leia mais sobre abaixo).

Estudo com adolescentes

A vacina da Pfizer/BioNTech recebeu a indicação para reduzir a faixa etária que pode ser vacinada após estudos com pacientes mais jovens:

  • Os ensaios clínicos (com voluntários) começaram em março de 2021
  • Mais de 2.000 adolescentes foram avaliados no período
  • A resposta do sistema imunológico foi a mesma observada em adultos
  • Há ainda estudos ocorrendo com crianças, as mais jovens têm 6 meses

Redução também no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na segunda (31) que o laboratório Pfizer pediu autorização para incluir adolescentes a partir de 12 anos na bula da sua vacina contra a Covid.

De acordo com a Anvisa, a Pfizer entrou com o pedido em 13 de maio. O prazo para a agência analisar os estudos apresentados pelo laboratório e conceder uma resposta é de 30 dias.

A vacina da Pfizer já foi liberada para aplicação em adolescentes a partir dos 12 anos nos Estados Unidos. No Brasil, atualmente ela está autorizada para pessoas com 16 anos ou mais.

Vacinação no Reino Unido

País europeu mais atingido pela pandemia, com quase 128 mil mortes, o Reino Unido conduz uma forte campanha de vacinação em massa nos últimos seis meses.

Metade dos adultos (26,4 milhões) já recebeu as duas doses necessárias das vacinas AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech ou Moderna e 75% (39,8 milhões) a primeira delas.

O país também aprovou recentemente a vacina de dose única da Johnson & Johnson.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob