Sede da Agência Europeia de Medicamentos, em Amsterdã

Agência Europeia de Medicamentos, em Amsterdã

Decisão impulsionará produção de imunizantes da Pfizer-Biontech, na Alemanha, AstraZeneca-Oxford, na Holanda e Moderna, na Suíça. Europa enfrenta problemas de abastecimento e cogita bloquear exportações de vacinas

DW

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizou nesta sexta-feira (26/03) novas instalações para a produção das vacinas da Pfizer-Biontech, AstraZeneca-Oxford e Moderna em solo europeu, no intuito de reforçar o abastecimento de imunizantes no continente.

A entidade com sede em Amsterdã anunciou a aprovação de instalações para a produção da vacina da AstraZeneca em Leiden, na Holanda; em Marburg, na Alemanha, onde será produzido o imunizante da Pfizer e da Biontech, além de uma fábrica em Visp, na Suíça, que produzirá a vacina da Moderna.

Os três imunizantes já têm aprovação para serem distribuídos no continente, mas era necessário obter a autorização da EMA para que pudessem começar a ser produzidos nas novas fábricas. 

As primeiras doses da vacina da Pfizer fabricadas em Marburg devem ser entregues na segunda metade de abril. O laboratório alemão Biontech planeja produzir até 250 milhões de doses ainda na primeira metade deste ano.

A farmacêutica assegura que a fábrica será capaz de produzir anualmente 1 bilhão de doses, o que deve assegurar o plano das empresas de entregar de 2,3 a 2,4 bilhões de doses no mundo todo ainda este ano.

AstraZeneca sob pressão para honrar compromissos

A Comissária de Saúde da UE, Stella Kyriakides, comemorou a decisão da EMA, mas lançou um alerta para a AstraZeneca, que vem sendo bastante criticada por não honrar seus compromissos como bloco europeu.  

"Esperamos que as doses produzidas nessas novas instalações sejam entregues aos Estados-membros nos próximos dias, como parte das obrigações contratuais e dos compromissos assumidos pela AstraZeneca junto aos cidadãos europeus”, ressaltou. 

A farmacêutica anglo-sueca reduziu repetidas vezes as previsões de entrega de seu imunizante para os países da UE. Inicialmente, a empresa havia prometido 30 milhões de doses até o final de março, mas apenas 17 milhões foram entregues. 

Nesta sexta-feira, a Comissão Europeia voltou a afirmar que poderá bloquear as exportações da AstraZeneca para países fora da Europa, caso o acordo com bloco das 27 nações não seja cumprido.

rc (DPA, Reuters)

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob