9849515870?profile=original

Anuário Época Negócios 360º

Jornalista: Andréa Martins

09/10/20 – Ser um laboratório brasileiro multinacional faz parte da Visão de Futuro da Eurofarma. Primeira colocada nessa dimensão, a empresa é a campeã do setor pela terceira vez — as outras duas foram em 2012 e 2013. Os últimos passos confirmam a busca pela internacionalização.

Siga o DikaJob

YouTube    -    Instagram    -    LinkedIn    -    Telegram    -    Facebook

Em 2019, a empresa comprou o laboratório chileno Medipharm. Com isso, aumentou em 75% a receita no país e saltou da 45a para a 20a posição naquele mercado. No primeiro semestre de 2020, assinou acordo para absorver os ativos da japonesa Takeda no México. Primeira multinacional do setor com capital 100% brasileiro, a companhia está presente em 20 países, com parque fabril em seis, além do Brasil.

 

1

Eurofarma

2

Aché Laboratórios

3

Natura

4

Blau

5

Merck

 

Em 2019, quando destinou R$ 457 milhões para compras no exterior, a internacionalização da Eurofarma completou dez anos, com RS 1,2 bilhão em investimentos. Metade do aumento de 29% da receita bruta de R$ 5,6 bilhões no ano veio de aquisições e consolidações. A outra metade por meio de crescimento orgânico. “Somos e nos manteremos ativos em fusões e aquisições", afirma Maurizio Billi, presidente da Eurofarma. Fundada em 1972 por Galiano Billi, seu pai, a empresa “tem de sobreviver aos acionistas", afirma o executivo. “Tudo vem sendo construído para que ela chegue aos 150,200 anos de vida, a idade média das maiores empresas do mundo no nosso setor."

Como também é característica do segmento inovar como algo essencial ao crescimento, e mesmo à sobrevivência, a Eurofarma inaugurou em abril de 2020 um novo centro em Itapevi (SP), junto ao seu complexo industrial, para concentrar as atividades de pesquisa e desenvolvimento. Investiu aí R$ 155 milhões. O novo centro vai permitir dobrar a capacidade de colocar novos itens no mercado. Somente no Brasil, a empresa oferece 313 produtos — 49 foram os lançamentos em 2019. No ano, a empresa investiu R$ 361 milhões em P&D e, dos 200 projetos em andamento, 35% eram de inovação incrementai e radical. Valor semelhante será aplicado em 2020.

Outra área, chamada Empreendedorismo e Digital, abriga um fundo de investimentos em tecnologia para a saúde, o Âxon Ventures. Lançado em 2019, a Eurofarma pretende, com ele, ter participação minoritária em negócios na fase inicial. A área desenvolve, também, programas de melhoria contínua. Um dos últimos lançamentos é uma assistente virtual humanizada com o uso de inteligência artificial. Ganhou o nome de Eva (Eurofarma Virtual Assistant) e vai ajudar nos atendimentos de baixa complexidade, como cadastramento de um novo fornecedor, emissão de segunda via de boletos e orientações sobre envio de currículos. Esse tipo de demanda representa metade dos 15 mil atendimentos feitos por mês.
“Com o apoio virtual, os especialistas poderão priorizar os atendimentos mais complexos”, diz BillL

No campo de Pessoas, a pauta de diversidade tem recebido atenção especial. Em 2019, a empresa foi reconhecida em “Equidade na Liderança” pelo “Fórum Mulheres em Destaque” da ONU. Metade do comitê executivo da empresa é composto por mulheres e, nas vice-presidências, elas ocupam quatro das cinco posições.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob