Médica testa substâncias em laboratório de Nova YorkMedicamento da Eli Lilly é coquetel de anticorpos monoclonais para combater Covid-19Foto: Shannon Stapleton - 11.mar.2020/ Reuters

Medicamento da empresa Eli Lilly foi aprovado, em novembro, nos Estados Unidos, mas teve uso descontinuado por não proteger contra novas variantes


Núria Saldanha, da CNN

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta terça-feira (30), o pedido de uso emergencial de um medicamento para tratar a Covid-19 desenvolvido pela empresa Eli Lilly.

O coquetel de anticorpos monoclonais foi feito a partir de proteínas elaboradas em laboratório para imitar a capacidade do sistema imunológico humano em combater o novo coronavírus.

O medicamento age contra a proteína spike do vírus, impedindo que ele penetre nas células do corpo humano.

Nos Estados Unidos, a agência reguladora FDA autorizou, em novembro, o uso emergencial do coquetel em pessoas acima de 12 anos que apresentassem casos leves e moderados da Covid-19 com risco de evolução para internação.

A autorização foi baseada em estudo clínico com 465 pessoas. Na pesquisa, apenas 3% dos voluntários com Covid-19 que tomaram o remédio da Eli Lilly precisaram ser internados, porcentagem que subiu para 10% no grupo que tomou o placebo.

Na ocasião, a FDA afirmou que, embora as evidências dos estudos fossem promissoras, a agência continuava a avaliar os efeitos do medicamento. Entretanto, na semana passada, o órgão americano fez uma atualização e afirmou que o medicamento da Eli Lilly não é eficiente contra as novas variantes da Covid-19.

O governo dos Estados Unidos rompeu o contrato com a empresa e a distribuição do coquetel foi interrompida no país.

Trâmite no Brasil

Em nota, a Anvisa, afirmou que fará agora a triagem dos documentos apresentados no pedido.

De acordo com a agência, as primeiras 24 horas serão usadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários estão disponíveis. Caso faltem informações importantes, a Anvisa pode solicitá-las ao laboratório.

A avaliação da autorização para o uso emergencial e temporário de medicamento contra a Covid-19 é feita no prazo de até 30 dias.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob