Aras questiona estados sobre aplicação de vacinas

PGR pede explicação a governadores sobre quantidade baixa de vacinações - Diário do Poder

O Globo 
Jornalista: Aguirre Talento

Corroborando o discurso do governo federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ofícios para os governadores perguntando sobre a diferença entre a quantidade de doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e o volume já aplicado de imunizantes.

O contraste, no entanto, deve-se em grande parte à própria orientação do Ministério da Saúde, que determinou aos governos estaduais que guardassem as vacinas para aplicação da segunda dose, já que o ministério não poderia garantir o suprimento contínuo das vacinas. Em agosto do ano passado, o governo rejeitou uma primeira proposta da Pfizer — o contrato previa uma remessa de vacinas ainda em 2020. O acordo para o uso da Coronavac, produzida pelo Instituto do Butantan, também demorou a sair do papel em função da postura do presidente Jair Bolsonaro, que, em outubro de 2020, afirmou que o imunizante não seria comprado.

No ofício aos governos estaduais, Aras detalhou informações de um relatório do Ministério da Saúde sobre a distribuição da Coronavac e da AstraZeneca. O procurador-geral acrescentou que os dados mostram que, do total 48 milhões de doses distribuídas aos estados, 32,1 milhões foram aplicadas.

O movimento de Aras vai no mesmo sentido do discurso de Bolsonaro. Diante das cobranças pelas falhas na compra de vacinas, o presidente tem acusado os governos estaduais de demorarem na aplicação de doses. Nesta semana, entretanto, diversas capitais paralisaram a vacinação justamente por não terem mais vacinas, já que houve atraso nas produções da AstraZeneca e da Coronavac, os dois únicos imunizantes disponíveis no país até o momento.

Aras é aliado de Bolsonaro e tem atuado para ser indicado à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) a ser aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello, em julho.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob