Farmacêutico anglo-sueca diz que processo é desnecessário uma vez que já está em marcha outra ação.

A farmacêutica anglo-sueca vai adquirir, através da sua unidade Alexion, a totalidade da empresa de biotecnologia Caelum Biosciences, especializada em doenças raras.

A AstraZeneca compra a empresa de biotecnologia Caelum Biosciences, conforme foi anunciado esta quarta-feira. A farmacêutica anglo-sueca informa que a aquisição é será através da sua unidade de negócios Alexion, num negócio que poderá chegar aos 500 milhões de dólares (cerca de 428,5 milhões de euros). Informou o Jornal de Negócios de Portugal.

A norte-americana Alexion foi comprada pela AstraZeneca no final do ano passado, por 39 bilhões de dólares. Desde 2019 que a Alexion e a Caelum têm ligação, já que a primeira comprou uma participação minoritária na empresa. Na ocasião, o acordo estipulou também uma opção em que a Alexion poderia comprar a totalidade da empresa.

Cerca de dois anos depois, a Alexion recorre a esta opção. Segundo o comunicado da AstraZeneca, a Caelum receberá 150 milhões de dólares em troca da restante participação e ainda um "potencial para pagamentos adicionais de até 350 milhões de dólares caso sejam atingidas as metas regulatórias e comerciais". A empresa detida pela AstraZeneca destaca que esta aquisição foi motivada pelos trabalhos que a Caelum está a desenvolver para chegar a um tratamento para a AL amiloidose, uma doença rara que causa danos em vários órgãos, com destaque para o coração e fígado. A empresa estima que haja cerca de 20 mil pessoas diagnosticadas com esta doença em países como França, Alemanha, Itália ou Espanha. A Caelum está desenvolvendo num medicamento chamado CAEL-101, que tem como objetivo melhorar o funcionamento dos órgãos afetados pela doença.

"Com uma taxa de sobrevivência abaixo dos 18 meses após o diagnóstico há uma necessidade urgente para chegar a novos tratamentos para esta doença", diz Marc Dunoyer, CEO da Alexion, citado em comunicado.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob