AVC e maior resposta inflamatória

acidente-vascular-cerebral-1474x737.jpg?profile=RESIZE_710x

Correio Braziliense 

Jornalista: Indefinido

19/09/20 - Pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) e também têm covid-19 apresentam inflamação sistêmica aumentada e correm maior risco de morte, quando comparados àqueles que tiveram o derrame no cérebro, mas não foram infectados pelo Sars-CoV-2. A conclusão é de um estudo da Universidade do Alabama, em Birmingham, liderada por Chen Lin, professor-assistente do Departamento de Neurologia da instituição.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook



A pesquisa, publicada na revista Brain, Behavior & Immunity - Health, é uma análise retrospectiva, observacional e transversal de 60 pacientes com AVC isquêmico internados no Hospital Universitário, entre o fim de março e o início de maio. Todos os pacientes foram testados para a covid-19 na admissão, e nove estavam com a infecção.

Os pacientes com AVC tiveram resposta inflamatória aumentada. A razão entre o número de neutrófilos e o de linfócitos, ou NLR, calculado a partir dos dados do hemograma, serviu como um índice da resposta inflamatória sistêmica. Embora outros pesquisadores tenham associado a NLR com a gravidade da covid-19, esse é o primeiro a relacionar o marcador à gravidade do quadro em pacientes com AVC.

Além disso, os pacientes com AVC e covid-19 tiveram taxa de mortalidade significativamente maior: 44,4%, contra 7,6%. “Curiosamente, em nossos pacientes com AVC e covid-19, os níveis de neutrófilos e linfócitos eram apenas limítrofes, altos e baixos, respectivamente”, diz Chen Lin. Porém, de acordo com ele, o NLR foi quase duas vezes maior nas pessoas infectadas.” Isso potencialmente indica que a resposta inflamatória sistêmica desencadeada pela infecção por Sars-CoV-2 pode ser deflagrada por vários componentes”, diz Lin.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob