Imagine um trabalho que levava dias para ser finalizado e ainda demandava um tempo adicional para recontagem e conferência. Essa é a realidade para quem faz o inventário de medicamentos de forma manual em uma farmácia. Pois a Bemol Farma conseguiu reduzir esse prazo para apenas dez minutos com o robô inteligente BD Rowa™, da empresa BD – Becton Dickinson.

Localizado na única loja de rua da rede em Manaus (AM), na Avenida Djalma Batista, o robô consegue triplicar o atendimento de clientes com a mesma equipe de loja. “Quando recebo os números do inventário, além de ser um processo muito rápido, ele não deixa margem de dúvidas da informação fornecida e descarta a necessidade de correções”, afirma Marcelo Medeiros, diretor de marketing da Bemol Farma.

Com 25 farmácias localizadas na região Norte do país e presidida por Denis Benchimol Minev, a rede preconiza o alto investimento em tecnologia e no digital. “Trata-se de saber fazer o melhor uso de uma tecnologia de ponta em favor da melhoria dos processos internos. Essa agilidade proporcionada pelo robô nos permite deixar a equipe da loja livre para fazer aquilo que a gente mais preza, que é atender e encantar o cliente”, ressalta Medeiros.

O robô virou uma atração na cidade, mas também contribuiu para agilizar o atendimento em um período delicado de pandemia graças a sua eficiência operacional. Durante a primeira onda da Covid-19, a unidade passou a funcionar 24 horas em alguns dias e era uma das únicas farmácias que tinha em estoque alguns medicamentos que estavam em falta no mercado. “Conseguimos atender três vezes mais clientes do que atendíamos anteriormente e com muito mais eficiência”, destaca.

Ganho de eficiência

Para Kesia Amaral, farmacêutica pós-graduada em farmácia clínica e responsável técnica pela unidade, o BD Rowa™ é hoje uma ferramenta de trabalho fundamental, pois ele garante a dispensação e promove todo o controle de estoque em tempo real, o que proporciona um enorme ganho de operação em uma loja que é muito demandada.

“O inventário do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) era um processo que desgastava muito a equipe, em função do tempo que demandava e pela perda de vendas que provocava. Hoje, com um processo de dez minutos, o ganho é de mais de 100%”, ressalta Késia.

A farmacêutica observa que a implementação do robô permite que os profissionais do PDV deixem de dedicar tempo para trabalhos operacionais e ofereçam um atendimento mais humanizado ao cliente. “Ele passa a ter uma experiência melhor e se encanta em saber que tem um robô que facilita a operação e o atendimento”, finaliza.

Como funciona?

A tecnologia alemã BD Rowa™ assimila as práticas diárias de recebimento, armazenamento e entrega de medicamentos, automatizando e otimizando processos manuais e gerando impactos reais na dinâmica da farmácia. Por meio dela é possível ter controle do vencimento de medicamentos, acurácia do inventário, eficiência operacional na dispensação de medicamento e ganho de espaço físico na loja para implementação de maior showroom.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob