9849699891?profile=original

  • Biogen anuncia o primeiro paciente tratado com Spinraza® (nusinersena) após ser submetido ao tratamento prévio com Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec)
  • Estudo global de Fase IV, RESPOND, irá avaliar a eficácia e a segurança de Spinraza® (nusinersena) em pacientes que obtiveram resposta sub-ótima ao tratamento prévio com Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec)
  • Experiência clínica relata que alguns pacientes anteriormente tratados com Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec), podem ser tratados com Spinraza® (nusinersena)[1][2][3][4]

São Paulo, - A Biogen Inc. (Nasdaq: BIIB) anunciou no início de janeiro que o primeiro paciente foi tratado no estudo clínico global RESPOND, um estudo de Fase IV que examinará o benefício clínico e avaliará a segurança do Spinraza® (nusinersena) em bebês e crianças com atrofia muscular espinhal (AME) que ainda têm necessidades clínicas não atendidas após o tratamento com a terapia gênica Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec). Mais informações sobre o estudo (NCT04488133) estão disponíveis em clinicaltrials.gov .

As crianças com AME não produzem suficientemente a proteína de sobrevivência do neurônio motor (SMN), o que é essencial para a manutenção dos neurônios motores responsáveis pela capacidade de se sentar e andar, e pelas funções vitais básicas, como respirar e engolir. O estudo RESPOND busca entender se a eficácia comprovada de Spinraza® (nusinersena) e seu mecanismo de ação, que leva à produção contínua da proteína SMN, também podem beneficiar os pacientes que foram tratados previamente com outra terapia gênica e não responderam ao tratamento de forma adequada.

O RESPOND será conduzido em aproximadamente 20 centros, em todo o mundo, e planeja incluir até 60 crianças com AME. O estudo é aberto, com duração prevista de dois anos, e avalia a eficácia e a segurança do Spinraza® (nusinersena) em pacientes com AME, anteriormente tratados com o Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec), para tomar decisões de tratamento mais bem fundamentadas. O desfecho primário é a pontuação total da Seção 2 da Escala de Avaliação Neurológica Infantil de Hammersmith. Os desfechos secundários incluem segurança, alteração a partir da pontuação basal nas avaliações adicionais da função motora, outros resultados clínicos (por ex: deglutição) e possíveis danos para o cuidador. Os níveis de neurofilamento e desfechos também serão avaliados como um marcador da atividade biológica da doença.

"Na prática clínica, existe um senso de urgência para abordar a perda do neurônio motor na AME a partir do primeiro sinal ou até mesmo antes dos sintomas, para prevenir uma progressão adicional da doença," afirmou Julie Parsons, M.D., professora de Neurologia e Pediatria Clínica e Diretora da Haberfeld Family Endowed em Distúrbios Neuromusculares Pediátricos do Children’s Hospital Colorado e da University of Colorado School of Medicine, e investigadora principal do estudo RESPOND. "Em alguns pacientes tratados com terapia gênica, reconhecemos que uma proteção adicional ao neurônio motor é necessária. Nossa esperança é que os resultados do RESPOND demonstrem se a nusinersena consegue melhorar o tratamento para alguns de nossos pacientes mais jovens."

O estudo incluirá 60 crianças com até três anos de idade, que segundo investigador, têm potencial de demonstrar melhora clínica adicional após receber Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec). Foi relatado que, até o momento, 40 por cento das crianças no estudo de longo prazo de Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec) foram tratadas subsequentemente com Spinraza® (nusinersena)[1]. Os médicos usarão os critérios que podem incluir uma ou mais das seguintes funções motoras sub-ideais (por ex: uma pontuação abaixo de 50 da Escala Infantil de Doença Neuromuscular do Hospital Pediátrico da Filadélfia [CHOP INTEND]); a necessidade de suporte respiratório; alteração na deglutição, ou outros fatores considerados relevantes pelo investigador.

O grupo primário do estudo incluirá 40 bebês com nove meses de idade ou menos (no momento da primeira dose de nusinersena) que tenham duas cópias de SMN2 (mais suscetíveis a desenvolver AME Tipo 1) e que tenham recebido Zolgensma® (onasemnogene abeparvovec) com seis meses de idade ou menos. Um grupo secundário do estudo incluirá 20 crianças com uma variação etária mais ampla (até três anos de idade no momento da primeira dose de nusinersena), incluindo bebês pré-sintomáticos que foram geneticamente diagnosticados com AME. Após o período de triagem, os participantes receberão a dose aprovada de 12 mg de Spinraza® (nusinersena): quatro doses de carga, seguidas por doses de manutenção a cada quatro meses [5], em um período de estudo de dois anos.

"Os tratamentos para AME mudaram o que é possível para crianças que nasceram com a doença, mas eles também levantaram novas perguntas," afirmou Dra. Nicole Gusset, Presidente da SMA Europe e mãe de uma criança com AME. "Ficamos felizes que o estudo RESPOND irá coletar dados para ajudar a fornecer respostas de modo que as pessoas que convivem com AME possam tomar decisões embasadas sobre o tratamento."

O medicamento no Brasil

O Spinraza® (nusinersena) é o único tratamento modificador aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para AME 5q sem restrição de subtipos, peso, idade ou condição clínica, e com registro de preço junto a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). No Brasil, apenas os pacientes com atrofia muscular espinhal 5q tipo I (com algumas restrições) têm acesso ao medicamento pelo Sistema Único de Saúde. Atualmente, 114 pacientes que atendem aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão em tratamento por esta via[11].

Atualmente, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) está avaliando a disponibilidade de fornecimento do medicamento pelo Sistema Único de Saúde para pacientes com AME tipos II e III. O perfil de eficácia e segurança do nusinersena é fundamentado pelo mais robusto grupo de evidências clínicas em AME, com dados de mais de seis anos advindos de cerca de 300 pacientes em diferentes faixas etárias.

Já a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, realizada em outubro de 2020, corroborou, em seu parecer técnico, entendimento anterior, de 2019, ao afirmar que o nusinersena está coberto obrigatoriamente pelos planos novos e antigos adaptados com segmentação hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência[12].

Sobre o Spinraza® (nusinersena)

O nusinersena está aprovado para tratar bebês, crianças e adultos com atrofia muscular espinhal (AME) e está disponível em mais de 50 países. Mais de 11.000 pessoas, em todo o mundo, foram tratadas com Spinraza® (nusinersena)[6].

O Spinraza® (nusinersena) é um oligonucleotídeo antisense (ASO) que visa a causa raiz da AME, aumentando a quantidade da proteína de sobrevivência do neurônio motor (SMN) de comprimento total produzida no organismo[5]. É administrado diretamente no sistema nervoso central, onde os neurônios motores ficam, para fornecer tratamento no local onde a doença começa[5].

O medicamento demonstrou eficácia sustentada em diversas idades e tipos de AME com um perfil de segurança bem estabelecido com base em dados de pacientes tratados por até 6,5 anos, combinada com experiência sem precedentes do mundo real[7]. O programa de desenvolvimento clínico do Spinraza® (nusinersena) abrange 10 estudos clínicos, que incluiu mais de 300 pessoas em um amplo espectro de população de pacientes[7], incluindo dois estudos randomizados e controlados (ENDEAR e CHERISH). Os estudos de extensão aberta em andamento, SHINE e NURTURE, estão avaliando o impacto de longo prazo de Spinraza® (nusinersena). Os eventos adversos mais comuns observados nos estudos clínicos foram infecção respiratória, febre, constipação, cefaleia, vômito e dor nas costas. Os exames laboratoriais podem monitorar quanto à toxicidade renal e anormalidades de coagulação, incluindo a contagem baixa aguda e grave de plaquetas, que foi observada após administração de alguns ASOs.

A Biogen licenciou os direitos globais para desenvolver, produzir e comercializar o nusinersena da Ionis Pharmaceuticals, Inc. (Nasdaq: IONS), a líder em medicamentos antisense. Clique aqui para mais informações.

Sobre a Atrofia Muscular Espinhal (AME)

A AME é uma doença neuromuscular rara e genética que afeta pessoal de todas as idades. Ela é caracterizada pela perda dos neurônios motores na medula espinhal e tronco cerebral inferior, resultando em atrofia muscular progressiva e fraqueza[8]. AME é causada pela deficiência na produção da proteína da sobrevivência do neurônio motor (SMN) devido ao gene SMN1 danificado ou ausente, com um espectro da gravidade da doença[8]. Algumas pessoas com AME podem nunca se sentar; algumas se sentam, mas nunca caminham; e algumas caminham. mas podem perder a capacidade no decorrer do tempo[9]. Na ausência de tratamento modificador, as crianças com a forma mais grave da AME não devem esperar atingir seu segundo ano de vida[8].

A AME impacta aproximadamente um em 11.000 nascidos vivos[12] e é a causa principal de morte genética entre os bebês[10] e causa uma variedade de incapacidade em adolescentes e adultos[9].

Sobre a Biogen

Na Biogen, nossa missão é clara: somos pioneiros em neurociência. A Biogen descobre, desenvolve e oferece terapias inovadoras em todo mundo para pessoas que vivem com doenças neurológicas e neurodegenerativas graves, assim como terapias sintomáticas relacionadas a essas doenças. Uma das primeiras empresas globais de biotecnologia do mundo, a Biogen foi fundada em 1978 por Charles Weissmann, Heinz Schaller, Kenneth Murray e pelos ganhadores do Prêmio Nobel Walter Gilbert e Phillip Sharp, e hoje possui o principal portfólio de medicamentos para tratar a esclerose múltipla, introduziu o primeiro tratamento aprovado para atrofia muscular espinhal, e está focada no desenvolvimento de programas de pesquisa em neurociência para esclerose múltipla e neuroimunologia, distúrbios neuromusculares, distúrbios do movimento, doença de Alzheimer e demência, oftalmologia, imunologia, distúrbios neurocognitivos, neurologia aguda e dor.

Continuamente, divulgamos informações que podem ser importantes aos investidores em nosso website em https://www.biogen.com. Nos siga nas redes sociais - TwitterLinkedInFacebook YouTube .

Aviso legal:

Conteúdo informativo adaptado do original em inglês disponível em https://investors.biogen.com/news-releases/news-release-details/biogen-announces-first-patient-treated-respond-study-evaluating. Este material é dirigido exclusivamente à imprensa especializada como fonte de informação. Recomenda-se que o conteúdo não seja reproduzido integralmente. As informações veiculadas neste documento têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente.

Referências:

  1. Zolgensma® EU Summary of Product Characteristics (SmPC). Available at: https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/Zolgensma® -epar-product-information_en.pdf. Accessed: December 2020.
    2. Finkel R, et al. Presented at the Muscular Dystrophy Association (MDA) 2020 Clinical & Scientific Conference.
    3. Harada Y, et al. Presented at the Muscular Dystrophy Association (MDA) 2020 Clinical & Scientific Conference.
    4. Finkel R, et al. Presented at the World Muscle Society’s (WMS) 2020 Virtual Congress.
    5. SPINRAZA® U.S. Prescribing Information. Available at: https://www.Spinraza®.com/content/dam/commercial/specialty/Spinraza®/caregiver/en_us/pdf/Spinraza®-prescribing-information.pdf. Accessed: December 2020.
    6. Based on commercial patients, early access patients, and clinical trial participants through September 30, 2020.
    7. Core Data Sheet, Version 9, January 2019. SPINRAZA®. Biogen Inc, Cambridge, MA.
    8. National Institute of Neurological Disorders and Stroke, NIH. Spinal Muscular Atrophy Fact Sheet. Available at https://www.ninds.nih.gov/Disorders/Patient-Caregiver-Education/Fact-Sheets/Spinal-Muscular-Atrophy-Fact-Sheet. Accessed: December 2020.
    9. Wadman RI, Wijngaarde CA, Stam M, et al. Muscle strength and motor function throughout life in a cross-sectional cohort of 180 patients with spinal muscular atrophy types 1c-4. Eur J Neurol. 2018;25(3):512-518.
    10. Cure SMA. About SMA. Available at https://www.curesma.org/about-sma/. Accessed: December 2020.
    11. Departamento de Informática do SUS (DATASUS) | Ministério da Saúde. Disponível em: https://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php. Dados referentes ao mês de agosto/2020.
    12. https://www.ans.gov.br/images/stories/Particitacao_da_sociedade/consultas_publicas/cp81/medicamentos/RE_210_Nusinersena_AME.pdf
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob