Brasil abdicou de produzir IFA

Correio Braziliense 

Jornalista: Edis Henrique Peres

O Brasil importa a maioria do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima para qualquer vacina que faça parte do Plano Nacional de Imunização, do governo federal. Mas essa realidade já foi diferente: na década de 1990, o país produzia aproximadamente 50% dos medicamentos que consumia e, hoje, esse índice caiu a modestos 5%. O alerta é de Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e foi dado no CB. Poder de ontem –– uma parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília.

“Isso demonstra a nossa dependência, não só dos insumos, como dos medicamentos finais. Já passamos da fase da discussão sobre autossuficiência. O momento atual é de diminuir as vulnerabilidades do sistema de saúde e do país”, salientou.

O executivo ressaltou que, em um passo importante para reduzir a dependência de imunizantes da China e da Índia, a ABDI firmou um termo de cooperação técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para modernizar a produção de produtos biológicos. Serão investidos R$ 2,5 milhões na transformação digital do processo de produção de vacinas e medicamentos.

Calvet observou, ainda, que a saúde da população está diretamente ligada ao desempenho da economia. E que a vacinação contra a covid-19 é fundamental para a retomada do crescimento do país. “Com um imunizante, o paciente não precisa de internação, por exemplo. Também vale lembrar a importância da área de saúde para a nossa balança comercial. Esse setor, somando tanto medicamentos como os serviços, apresentou em 2020 deficit em torno de US$ 20 bilhões”, explicou.

Por isso, o presidente da ABDI sugere que o Brasil pense em elaborar uma política de exportação de IFA. “Temos que obter essa visão. Hoje, o mercado chinês faz isso, assim como o indiano, que possuem grandes escalas de produção e exportam seus insumos. Ficou claro na pandemia que os detentores de tecnologia e dos insumos primeiro garantem o necessário para a sua própria população”, disse.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • ...será que o Ocidente não "empurrou" para o Oriente o pólo produtor de API's?

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob