laboratory-5722327-1920.jpg?profile=RESIZE_710xFernando Zhiminaicela/Pixabay

Por Ana Conceição, Valor — São Paulo

No que diz respeito à covid-19, o Brasil só chegará à chamada imunidade de rebanho no quarto trimestre do ano que vem, calcula o banco Credit Suisse. Isso se o governo conseguir adquirir nos prazos previstos as vacinas produzidas pelos laboratórios Sinovac, AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O cálculo da instituição considera imunidade de rebanho quando a vacinação chega a pelo menos 70% da população.

Em relatório divulgado nesta terça-feira (29), a economista-chefe do banco, Solange Srour, e o economista Lucas Vilela afirmam que o aumento de casos de contaminação pelo novo coronavírus e o crescimento do número de mortes por covid-19 elevam os riscos para a economia brasileira nos próximos meses. Os governos estaduais, afirmam, provavelmente terão que adotar restrições de mobilidade, o que terá impacto “substancial” na atividade econômica e no emprego.

Baseado na expectativa de imunização usando as vacinas da AstraZeneca (Fiocruz), do laboratório Sinovac (Butantan) e da Pfizer, o Credit simulou a dinâmica da vacinação a partir de três cenários de disseminação da doença: manutenção da atual média diária de novos casos (35 mil), queda pela metade da média atual (18 mil) e o dobro da média atual (70 mil). “Em todos os casos, a imunização da população atingiria o limite compatível com a imunidade de rebanho — 70% da população — apenas no quarto trimestre de 2021”, escrevem os economistas.

Na simulação, as vacinas fornecidas por aquelas três companhias seriam suficientes para imunizar 64,2% da população. No ritmo atual de novos casos, 9,6% dos brasileiros estariam imunizados devido à contaminação pelo coronavírus. Se o ritmo de disseminação caísse pela metade, 6,6% da população estariam imunizados via contaminação. No caso mais extremo da simulação, de 70 mil casos ao dia 15,6% da população seria contaminada até o quarto trimestre.

O governo federal, lembra o Credit, anunciou negociações para comprar 460,9 milhões de doses de vacina contra a covid-19 de cinco fornecedores. Além dos três laboratórios citados acima há negociações com a Janssen (38 milhões de doses) e com a aliança Covax Facility (42,5 milhões). Nenhuma das cinco negociações foi formalizada, contudo.

Indicadores de mobilidade

Ao mesmo tempo, os indicadores de mobilidade do Google apontam tendência de alta. Em 22 de dezembro, o indicador de mobilidade em ambientes de trabalho alcançou nível maior que em fevereiro, período pré-pandemia no país, enquanto os indicadores de mobilidade no varejo, transporte e recreação estavam apenas ligeiramente abaixo de fevereiro.

Eventuais medidas que restrinjam a mobilidade adotadas pelos governos regionais podem se traduzir em maior pressão para que o governo federal e o Congresso retomem a expansão fiscal para minimizar os efeitos dessas restrições sobre a renda, o emprego e também as receitas de Estados e municípios.

“Novas restrições provavelmente terão efeito não apenas no curto prazo, com um menor crescimento econômico, maior desemprego e crescimento da dívida, mas também no médio prazo, ao adiar a discussão de temas importantes como a PEC emergencial e a reforma administrativa necessárias para cumprir as regras fiscais em 2021 e 2022 e estabilizar a dívida nos próximos anos”, escrevem os economistas.


Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob