Capital paulista terá cinco pontos de vacinação drive-thru

Resultado de imagem para Capital paulista terá cinco pontos de vacinação drive-thru

Folha de S.Paulo 
Jornalista: Clayton Freitas

A cidade de São Paulo contará com 5 pontos de drive-thru (quando as pessoas são imunizadas no carro) para vacinar idosos acima de 90 anos a partir da próxima segunda-feira (8).

Os imunizantes estarão disponíveis nos seguintes pontos: praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu (zona oeste); entrada da arena Corinthians (em Itaquera, na zona leste); em frente ao portão principal do autódromo de Interlagos (zona sul); no pavilhão de exposições do Anhembi (zona norte); e na igreja Boas Novas, na Vila Prudente (zona leste).

Num primeiro momento, devem ser vacinados 32.837 idosos com mais de 90 anos de idade na cidade de São Paulo. O número equivale a 16% dos 206 mil integrantes desse público-alvo em todo o estado.

Na capital, os idosos poderão procurar as UBSs das 7h às 19h, e os drive-thurs funcionarão das 8h às 17h. Aparecido afirmou que esse esquema é o mesmo utilizado no ano passado para a vacinação da H1N1. 

Equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) serão as responsáveis por vacinar os idosos acima de 90 anos acamados em casa.

Aparecido afirmou que esse mesmo esquema será mantido também para imunização de idosos a partir de 85 anos, a partir do dia 15 de fevereiro.

Estimativas do governo estadual dão conta que em todo o estado são 7,5 milhões os idosos acima de 60 anos. Portanto, são necessárias 15 milhões de doses para atender exclusivamente a essa faixa etária.

O número é muito superior, por exemplo, às novas doses que o Instituto Butantan vai disponibilizar até o dia 23 de fevereiro, 8,6 milhões de doses. Quando elas estiverem prontas, serão 17,3 mil as doses da Coronavac. O número, segundo enfatizou Doria, representa 9 em cada 10 vacinas distribuídas no Brasil.

O tucano aproveitou a coletiva para cobrar mais empenho do governo federal para mais doses dos imunizantes.

A coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, disse que a data exata em que novos grupos começarão a ser imunizados dependerá do recebimento de novas doses de vacina, seja da Coronavac ou da Oxford/AsteraZeneca.

Por enquanto o que está garantido é a segunda imunização daqueles que tomaram a primeira dose. O reforço começará a ser enviado já na semana que vem e passará a ser aplicado no dia 14 de fevereiro, 28 dias após a primeira dose, e respeitará o cronograma de imunização.

Cadastro prévio

Ainda segundo a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, os demais 644 municípios do Estado devem definir as suas próprias estratégias de imunização, que podem ou não incluir drive-thru ou casa a casa. “Cada município tem a capacidade de olhar para o seu território e de adotar a estratégia que for melhor para atender a sua população”, afirmou.

Durante a coletiva foi reforçado o pedido para que o cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.br seja feito. Apesar de não ser obrigatório e não se e não se tratar de um agendamento prévio, o dispositivo reduz o tempo de atendimento em até 90% e evita aglomerações, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob