T7Ql8o8ma-oVB9-x8Vqi8BNKWirVRDY2DTk-IXQHN9oYcL0bk-kRZwX7BQmo6ihaO3OKyf13KfQ1KJaJ7wLPZXCcQ7ttaIFRShubNt8nt1mi2rMgyJzY8yEyLxD6uKdL-L85UMXxeQmH98VAEsoIxFx1aB7AIQ=s0-d-e1-ft#%3Ca%20href=?profile=RESIZE_710xFoto: Gilson Abreu/AEN

by Band News Curitiba

Casos suspeitos ou confirmados de doenças raras deverão ser notificados imediatamente, no Paraná. As doenças raras afetam 65 pessoas a cada 100 mil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O problema é que esse quantitativo nem sempre é fiel à realidade por não haver notificações exatas sobre as doenças raras.

Por isso, um projeto de lei do deputado Michele Caputo (PSDB) em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), prevê a notificação compulsória de casos suspeitos e/ou confirmados de pessoas com doenças raras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Paraná. O deputado comentou sobre a proposta.

Existem de seis a oito mil tipos de doenças raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética. Algumas dessas doenças se manifestam a partir de infecções bacterianas ou causas virais, alérgicas e ambientais, ou são degenerativas e proliferativas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob