CDC afirma que pessoas totalmente vacinadas podem se reunir

Folha de S.Paulo, notícia também publicada em Valor Econômico 
Jornalista: Brianna Abbott, do The Wall Street Journal

09/03/21 - Pessoas que estiverem completamente vacinadas contra o novo coronavírus podem se reunir em grupos pequenos sem máscaras ou distanciamento social, disse o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, relaxando as diretrizes de segurança para pessoas inoculadas, sob determinadas circunstâncias.

O CDC anunciou na segunda-feira (8) que pessoas completamente vacinadas devem continuar a tomar precauções na maioria das circunstâncias para prevenir a propagação do vírus da Covid. As pessoas plenamente imunizadas devem continuar a usar máscaras e manter distância de outras quando estão em público ou quando visitam pessoas não vacinadas que correm mais risco de contrair casos graves da doença, disse o CDC.

Segundo especialistas em saúde pública, existe a possibilidade de pessoas vacinadas ainda assim serem infectadas pelo vírus e o transmitirem a outras que correm risco de adoecer gravemente. Mas as pesquisas iniciais sugerem que, além de proteger as pessoas contra casos graves de Covid que possam resultar em hospitalização ou morte, as vacinas autorizadas também tornam as pessoas menos vulneráveis à infecção, reduzindo, desse modo, potencialmente o risco de disseminarem o vírus, de acordo com o órgão.?

“Há algumas atividades que as pessoas totalmente vacinadas podem começar a retomar agora em suas próprias casas”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky, em comunicado à imprensa. “Todas as pessoas, mesmo as que já foram vacinadas, devem continuar com todas as estratégias de mitigação quando estiverem em ambientes públicos.”

O CDC divulgou suas diretrizes para pessoas vacinadas no momento em que mais de 90 milhões de doses de vacina contra a Covid já foram aplicadas nos Estados Unidos, permitindo às pessoas imunizadas viver durante a pandemia com uma camada adicional de proteção contra o vírus. Mais de 17% da população do país já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados do CDC, e um pouco mais de 9% já recebeu duas doses.

Uma pessoa é considerada plenamente vacinada duas semanas depois de receber a segunda dose das vacinas de duas doses fabricadas pela Pfizer/BioNTech e pela Moderna, ou duas semanas depois de receber a dose única da vacina da Johnson & Johnson.

O CDC disse que pessoas plenamente vacinadas podem visitar não as vacinadas de uma única família ou residência sem usar máscaras ou praticar distanciamento social, desde que essas pessoas tenham baixo risco de contrair casos graves de Covid. Ainda segundo o CDC, as pessoas vacinadas não precisam fazer quarentena ou testes de Covid-19 depois de serem expostas ao vírus, desde que não apresentem sintomas.

O CDC disse que as pessoas vacinadas também têm menos probabilidade de se infectarem com atividades como comer em áreas fechadas de restaurantes ou frequentar uma academia de ginástica, mas que nessas circunstâncias elas devem seguir as medidas de segurança.

“Sabemos que as pessoas querem se vacinar para poderem voltar a fazer as coisas que curtem com quem amam”, disse Walensky.

Por enquanto, diz o CDC, todos devem evitar reuniões com mais do que um número pequeno de pessoas, independentemente de estarem vacinadas ou não. O CDC não atualizou suas orientações de viagem para pessoas vacinadas, que incluem evitar deslocamentos não essenciais e usar máscara em aviões, ônibus, trens e outros meios de transporte público.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob