China promete fornecer a outros países 2 bilhões de doses da vacina contra a Covid-19 ainda neste ano – SINPRAFARMA

by Folha de S.Paulo

A China vai fornecer 2 bilhões de doses da vacina contra a Covid-19 a outros países do mundo ainda neste ano, anunciou o líder do país, Xi Jinping, de acordo com a rede estatal de televisão CCTV.

A ação é mais uma na chamada diplomacia das vacinas, em que a China e os EUA, seu principal rival comercial, tentam expandir sua influência sobre outros países por meio do acesso à imunização contra a doença. Ainda não está claro se as vacinas serão doadas pelo governo ou vendidas.

Xi anunciou ainda que o país vai doar 100 milhões de dólares (R$ 524 milhões) para o Covax Facility, consórcio internacional de aquisição e distribuição de vacinas para países pobres apoiado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), de acordo com a CCTV. “A China continuará fazendo tudo que pode para ajudar países em desenvolvimento a conter a pandemia”, declarou o líder chinês.

A potência asiática já forneceu 770 milhões de doses de vacinas para outros países, segundo o Ministério das Relações Exteriores, e é a maior exportadora mundial de imunizantes contra a Covid-19. A Bridge Consulting, empresa de pesquisa com sede em Pequim, trabalha com número maior, e diz que mais de 952 milhões de doses já foram vendidas pelos chineses para todo o mundo. Outros 33 milhões teriam sido doados.

A depender dos detalhes, o mais recente anúncio chinês dará fôlego à reputação de Pequim, prejudicada nos meses iniciais da pandemia, ao passo em que também proporcionará à OMS o apoio necessário para fazer acordos com fabricantes de vacinas, em um momento no qual a entidade tem alertado para a desigualdade global da vacinação.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob