Cidade chinesa testará 9,4 milhões de pessoas em 5 dias

90008089_Residents-wait-to-be-tested-for-the-COVID-19-coronavirus-in-Qingdao-in-Chinas-eastern-Shan.jpg?profile=RESIZE_710x

O Globo 


13/10/20 - O governo da cidade chinesa de Qingdao anunciou que irá testar toda a sua população de 9,4 milhões de habitantes para a Covid-19 em apenas cinco dias. A decisão foi tomada depois que seis casos do novo coronavírus foram confirmados no domingo. Milhares de pessoas fizeram fila para se submeter ao teste nesta segunda-feira.

Siga o DikaJob

YouTube    -    Instagram    -    LinkedIn    -    Telegram    -    Facebook

Centenas de centros de testes foram abertos na cidade, com milhares de funcionários envolvidos. Autoridades também mobilizaram equipes para testar pessoas com deficiência, idosos e vulneráveis em suas próprias casas. Para acelerar o processo, estão sendo realizado testes em lote, quando, num grupo, são realiados testes individuais apenas se alguma das amostras der positivo.

A doença está amplamente controlada na China, onde surgiu pela primeira vez em dezembro do ano passado, em Wuhan. Desde meados de agosto o país só havia registrado casos importados.

Segundo a Comissão Municipal de Saúde de Qingdao, todos os casos foram detectados no Hospital Qingdao Chest, que foi colocado em quarentena, com 114.862 pessoas, entre funcionários, parentes e pacientes. Prédios que abrigam pessoas infectadas também fora fechados, como parte das medidas da cidade para conter o vírus.

Ao meio-dia desta segunda-feira, mais de 277 mil pessoas — incluindo equipes médicas e pacientes recém-hospitalizados nos hospitais da cidade — já haviam feito o teste, com apenas nove resultados positivos. A cidade recebeu 4,47 milhões de turistas durante o feriado nacional da “Semana Dourada”, na semana passada.

A cidade vizinha de Jinan, na mesma província de Qingdao, convocou qualquer pessoa que tenha visitado a cidade desde 23 de setembro para fazer o teste, segundo um relatório do jornal The Paper cita pela BBC.

Ainda segundo a BBC, no início do mês passado, Qingdao anunciou que dois trabalhadores portuários que lidavam com frutos do mar importados tinham testado positivo. Não foram encontrados vestígios de que eles tenham infectado alguém.

As infecções diárias por coronavírus caíram drasticamente na China e a maior parte do país parece ter se recuperado do pior. A China atualmente tem cerca de 91,3 casos Covid-19 e 4.746 mortes pela doença, de acordo com dados da OMS.

A campanha de testes em massa de Qingdao não é a primeira da China. Em junho, grandes áreas da capital, Pequim, também foram submetidas a testes massivos depois que a cidade de mais de 20 milhões de pessoas detectou casos ligados à doença em um mercado de alimentos. Em maio, o governo também testou toda a cidade de Wuhan, berço da pandemia e onde residem 11 milhões de pessoas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob