COI vai comprar vacinas da China para os Jogos

Comitê Olímpico Internacional vai comprar vacinas da China para os Jogos de Tóquio - onrun - ACidade ON

Folha de S.Paulo, notícia também publicada em O Globo e Correio Braziliense


O Comitê Olímpico Internacional (COI) vai comprar da China vacinas para facilitar a organização dos Jogos de Tóquio este ano, assim como para os Jogos de Inverno de Pequim-2022, anunciou nesta quinta-feira (11) o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach.

As autoridades chinesas ofereceram ao COI “disponibilizar doses adicionais das vacinas”, em quantidade não revelada, para os participantes nas duas edições dos Jogos, explicou o dirigente.

O COI, que não deseja determinar a obrigatoriedade da vacina para os Jogos, por levar em consideração a disponibilidade muito desigual das doses pelo mundo, vai pagar por essas injeções, que envolvem não apenas as equipes olímpicas, mas também as paraolímpicas, de acordo com Bach.

Nenhum calendário foi divulgado, nem detalhes sobre a atribuição das vacinas.

Bach foi reeleito presidente do COI na quarta (10). Na ocasião, reiterou que “Tóquio continua sendo a cidade-sede mais bem preparada da história olímpica e, no momento, não temos motivos para duvidar que a cerimônia de abertura será no dia 23 de julho.”

No segundo dia da 137ª sessão dos Jogos, Bach se mostrou novamente otimista sobre a organização da Olimpíada, apesar da crise de saúde.

Ele insiste há vários meses no número de competições internacionais que foram organizadas desde o ano passado e que não provocaram uma onda de contaminações, antes inclusive que as vacinas apresentassem uma proteção.

De acordo com o dirigente, “um número significativo de equipes olímpicas já foram vacinadas, de acordo com suas diretrizes nacionais”, quando a eventual prioridade dada à imunização de atletas saudáveis continua sendo uma questão delicada.

A entidade também se comprometeu para que, “por cada dose adicional atribuída às delegações olímpicas”, fossem compradas outras duas e destinadas à população do mesmo país, segundo Bach.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) se mostrou surpreso com o anúncio da entidade responsável pela Olimpíada.

“O Comitê Olímpico do Brasil ainda não recebeu comunicado oficial sobre esta oferta e vai buscar mais informações através do Comitê Olímpico Internacional antes de qualquer manifestação sobre o tema, que será embasada a partir de uma análise das áreas médica e científica do COB”, manifestou-se em nota.

A preocupação do comitê brasileiro é em relação ao programa de imunização do Brasil. Nele, não há nenhuma previsão de priorizar os atletas que irão à Olimpíada, diferentemente de outras nações. “O COB reforça sua intenção de respeitar o plano nacional de vacinação.”

Em fevereiro, a senadora Leila Barros (PSB-DF), medalhista olímpica pela seleção brasileira de vôlei, quis propor um projeto de lei para vacinar atletas e comissões técnicas contra a Covid antes das disputas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, mas a ideia não avançou.

Com oferta limitada de vacinas contra o coronavírus, o consenso mundial mais amplo costuma priorizar certos grupos na fila de imunização: médicos e enfermeiras, os idosos e os grupos de risco, como tem acontecido no Brasil.

Líder mundial em imunização contra a Covid-19, Israel, por exemplo, pretende vacinar até maio todos os seus atletas que vão a Tóquio.

Um grupo de países, que inclui Índia e Hungria, anunciou nas últimas semanas que suas equipes olímpicas furarão a fila da vacinação.

O presidente do México anunciou em fevereiro que os atletas do país estariam no grupo prioritário. Já a Lituânia agiu ainda mais rápido e começou a ministrar a vacina aos seus atletas olímpicos algumas semanas atrás.

Uma ampla maioria da população japonesa continua sendo, no entanto, hostil a receber os Jogos este ano, quando a propagação de variantes mais contagiosas da Covid impede no momento qualquer flexibilização das precauções.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob