COLUNISTA DIKAJOB - AFIANDO O MACHADO

Colunista: Jéssica Araújo

AFIANDO O MACHADO

9849679081?profile=originalVocê já leu uma frase célebre de Abraham Lincoln que diz: “Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado”? Pois é, no artigo de hoje falaremos sobre RESULTADOS.

E você agora deve estar pensando que a frase do 16º presidente americano, Abraham Lincoln, está relacionada com planejamento de ação, não é mesmo? Sim. Mas, a questão é que nenhum bom resultado ocorre sem um excelente planejamento. E que me perdoe nosso célebre escritor da frase, eu ainda reescreveria a palavra “gastaria” por “investiria” já que o foco no que antecede uma ação é um grande investimento de estratégia.

Para começar tenha em mente que você precisa escrever. Colocar no papel, no celular, no tablet, no mural, em post its, os resultados que você almeja, bem como as etapas do planejamento. Quando você faz isso, você materializa seus objetivos, tornando-os mais palpáveis, mais reais, mais atingíveis e, consegue medir a realização de cada etapa.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

É importante descrever o momento exato em que você está, o que tem hoje, qual sua posição na situação (ponto A) e na sequência descreva aonde você chegar incluindo como estará, como se sentirá, qual a posição que almeja (ponto B). Essa lacuna entre o ponto A e o ponto B é o que você preenche com o quê e como você irá fazer. Enumere todas as oportunidades, todas as suas forças, todas as dificuldades e as opções para contorná-las. Esse será seu rascunho.

A partir do rascunho vamos escrever nosso arquivo final baseado no modelo FARM, uma metodologia muito utilizada no coaching. FARM é um acrônimo, onde cada letra significa uma atitude: F de Foco, A de Ação, R de resultados e M de melhoria contínua. Encaixe todo o seu rascunho nessa metodologia e finalize sua visão com um cronograma possível, colocando na sua agenda as ações e prazos para realização. Veja que dessa forma, você pode acompanhar cada meta até chegar no seu resultado final e, se for necessário, alterar o rumo das coisas caso elas estejam caminhando fora das suas expectativas.

Entendeu agora porque afiar o machado é um investimento de tempo? Tenha certeza de que, com o machado afiado, você terá tempo para pensar também nas possibilidades, no plano A, B e C sendo muito mais preciso na hora de realizar o que precisa ser feito.

Na nossa cabeça, temos pensamentos variados sobre as coisas e situações, temos crenças limitantes que vão minando nossos planos. Já no papel, escrito, todos esses pensamentos que nos impedem de seguir viram grandes oportunidades e você percebe o quanto as respostas estão realmente dentro de você.

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob