Colunista: Jéssica Araújo

Psicologia positiva através do coaching apreciativo

9849656696?profile=originalÉ muito comum em meio corporativo o trabalho de desenvolvimento humano e o atingimento dos resultados individuais através dos pontos que temos a desenvolver não é mesmo? Aqueles skills (habilidades) que tanto precisamos desenvolver e que ainda não temos.


Ocorre que existe uma vertente diferente dessa dentre tantas possíveis: a psicologia positiva. A psicologia positiva não tem seu foco em síndromes e distúrbios, mas sim, em tudo que é possível para tornar uma pessoa emocionalmente saudável. Guardada as devidas proporções de não ser psicóloga, há um direcionamento parecido no segmento de treinamento e desenvolvimento: o coaching apreciativo.


No coaching apreciativo, através da descoberta e foco nas forças e talentos do coachee, o coach pode despertar uma nova visão das possibilidades. Se eu perguntar a você quais são seus pontos a desenvolver, rapidamente você irá me responder. Mas, se eu perguntar suas fortalezas capaz de impulsionarem os seus objetivos, a resposta seria tão rápida? Pelo que vejo por aí, não. Temos a tendência e histórico de focar em nossos defeitos. Veja na escola: quando um filho tem dificuldade em matemática o que os pais fazem? Prontamente buscam reforço ou aulas particulares da matéria. E, muitas vezes, por não ter afinidade, a criança se sente frustrada e começa até mesmo a se prejudicar na escola como um todo. O mesmo pode acontecer na vida adulta.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook


Por que não, nos munirmos das ferramentas em que temos maior facilidade e destaque para trilhar nossos objetivos? Focar em soluções de que temos sagacidade para resolver e não em impossibilidades, nos torna muito mais fortes para enfrentar as dificuldades do caminho. Primeiro, devemos levantar todas as nossas forças e como elas podem nos auxiliar na carreira e objetivos. Depois, realizar um pequeno plano de ação com cada uma delas através de metas atingíveis nos auxiliam a ter essa dimensão de possibilidades. Por último a realização de cada meta vai suportando sua trajetória e somente depois desse levantamento você trabalha nos pontos a desenvolver, numa proporção de 60/40.


Claro que, hora ou outra, vamos nos deparar com melhorias necessárias e temos que buscar formas de desenvolvê-las, mas, motivados com nossas afinidades nas habilidades que nos destacamos, o engajamento é constante e serve como catapulta propulsora do sucesso futuro.

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob