Colunista: Jéssica Araújo

As vertentes do Coaching - Número 2: Coaching Apreciativo

9849679081?profile=originalVamos seguir nossa série que fala sobre os tipos de processos de coaching existentes e que podem atuar de maneira diferente nas diversas necessidades humanas. O segundo deles e, de que particularmente gosto muito é o coaching apreciativo.

Vou começar com um exemplo bem elucidativo. Imagine que você tem um filho ou uma filha que é super fera na natação, é um destaque mesmo. Mas, em contrapartida ele está tendo um desempenho bem abaixo do esperado em matemática. O que pensamos como pais e até fomos educados é que, é preciso focar na matemática e esquecer um pouco da natação. O resultado pode culminar em desenvolver uma pessoa medíocre em matemática e perder um possível Michael Phelps.

O coaching apreciativo trata do foco nos pontos fortes de uma pessoa, foca em torná-lo cada vez mais especializado naquilo que ele faz bem, que é muito bom e assim ganhar seu destaque. Nossa cultura é muito voltada para desenvolver o que não somos bons e isso muitas vezes, isso frustra as pessoas. Elas ficam tentando incessantemente melhorar e vão esquecendo o que tem de melhor e se distanciando cada vez mais de seu propósito.

Não estou aqui para romantizar os defeitos, nem para tirar a responsabilidade da busca da melhoria e evolução. É importante entender os seus pontos de melhoria, buscar aprimorar, aperfeiçoar, mas, fazer as pazes com seu coração quanto ao tempo que às vezes leva para impulsionar. Faz parte e está tudo bem.

Se eu pedir a você que faça uma lista de seus defeitos, você fará provavelmente de forma muito fácil, mas, se eu pedir uma lista de pontos fortes a dificuldade é maior por uma questão cultural. Focando nos seus pontos fortes você se motiva. Se orgulha. E usa essas fortalezas para servirem de impulso para melhorar o que ainda não está tão bom.

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

___________________________________________________________

Este artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Rede Social Dikajob.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob