CRESCIMENTO PROFISSIONAL – FOCO ÚNICO OU DIVERSIFICADO?

Colunista: Jéssica Araújo

9849679081?profile=originalÉ muito comum que eu receba em meus atendimentos como coach e no meu trabalho no treinamento e desenvolvimento da força de vendas perguntas sobre pluralidade nas escolhas profissionais ou o foco um uma única direção. Afinal, temos que definir nosso foco e trabalhar sempre com ele ou temos que “atirar” para todos os lados?

A resposta é: depende. Definir seu foco é sempre primordial, mas, ele não precisa estar depositado um uma opção somente. Bem como, investir em muitas opções faz com que você se perca e não finalize os objetivos de nenhuma das opções gerando frustração. A grande chave é você saber aonde quer chegar e depois definir os caminhos para chegar ao seu objetivo. Por exemplo: imagine que você quer ser um diretor de uma empresa. Seu objetivo está relacionado com a posição ou o segmento? Você quer ser um diretor de qualquer coisa ou quer uma área específica, ou áreas específicas? Se você quer ser só um diretor só pela posição estamos falando de falta de foco ainda que, a posição esteja definida. A pluralidade está em optar pelas áreas possíveis para exercer essa posição. Você poder ter uma especialidade em marketing e com isso querer assumir a gerência de marketing e pode também querer assumir uma gerência de vendas caso também tenha expertise para isso. Você também precisa definir quais as áreas que não seria possível assumir uma posição visto que, já que você não tem experiência, não importa se existe disponível uma posição que almeja.  

Para entender quais as possibilidades cabem para você, você pode listar suas opções e na sequência se perguntar a cada uma dessas opções:

  1. O que eu ganho se fizer isso?
  2. O que eu perco se fizer isso?
  3. O que eu ganho se não fizer isso?
  4. O que eu perco se não fizer isso?

Dessa forma, você elenca uma série de ponderações para tomar um ou mais caminhos na sua carreira de forma consistente e planejada. Além disso, quando você definir seus pontos de atuação, não esqueça da falar para as pessoas, de alinhar com seu gestor quais os caminhos definidos para seguir contando uma história do porquê das suas escolhas alinhadas com suas habilidades. Afinal, só lembra da gente quem sabe por nós mesmos o direcionamento que traçamos e o quanto estamos satisfeitos e engajados com essas escolhas imprimindo aos outros uma sensação de maturidade e visão de futuro.

É trabalhoso? É. Muito. Mas, me conta aqui: se você não investir tempo em você, na sua carreira, quem vai?

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

___________________________________________________________

Este artigo é de inteira responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha programática e ideológica da Rede Social Dikajob.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob