COLUNISTA DIKAJOB - PROMESSAS DE FINAL DE ANO

Colunista: Jéssica Araújo

PROMESSAS DE FINAL DE ANO

9849679081?profile=originalNesse meu último artigo de 2020 que culmina com a última semana do ano, gostaria de ressaltar aquele momento tão icônico de promessas de final de ano, ou melhor, promessas de início do próximo ano com aquele famoso “vou começar a fazer” e “vou deixar de fazer”. Na verdade, eu quero aqui tratar das possibilidades de realizar isso porque sim, é possível. Mas, acontece que a maioria das pessoas fantasia demais sobre esses projetos, traçando coisas inatingíveis e depois se frustra por não atingir.

Eu já mencionei em um dos meus artigos na importância de escrever, materializar o que você quer no papel, no computador, enfim registrar. E agora mais do que nunca é importante realizar esse exercício tão poderoso.

Comece escrevendo seus objetivos de maneira SMART: específico (escreva exatamente o que você quer), mensurável (com a capacidade de medir se deu certo ou não), atingível (possível de ser realizado), relevante (precisa ser importante para VOCÊ não para os outros) e temporal (precisa ter data de começo, meio e fim). É nesse momento que você deve ser bastante claro no que quer, portanto, escreva com detalhes qual o seu objetivo, sensações sobre ele, como você quer estar, onde, enfim, toda informação é valiosa.

Depois, trace suas recompensas para cada objetivo: o que você ganha por cada meta atingida e objetivo? Descreva recompensas iniciais (mais simples) e asa finais (mais robustas e que te forneçam a sensação de realização). Tudo isso te valoriza, te motiva, te impulsiona.

Em terceiro lugar, organize a sua agenda com seus objetivos e pequenas metas para atingir. Você pode fazer isso de maneira macro englobando todo o ano, mas, precisa revisar semanalmente e mensalmente todos as ações a serem realizadas para atingir seus objetivos, adicionando novas assim que forem surgindo.

Somos muito bons, principalmente nessa época do ano, em iniciativas. Mas, precisamos treinar diariamente as “acabativas”, isto é, a nossa capacidade de finalizar as realizações. Você quer parar de fumar? O que precisa fazer para realizar isso? Existem etapas, pequenas metas, desafios a serem ultrapassados. Se você não escrever, vai somente ficar na sua cabeça e você vai deixar que sua mente diga que é muito difícil realizar porque em cada dificuldade, que você não previu, ficará sem ação para contornar e isso, meus amigos é resultado de uma mera questão de planejamento.

Como dizia John L. Berckley: “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar. ”

Excelentes “acabativas” para você nesse 2021!

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob