COLUNISTA DIKAJOB - VOCÊ FAZ AS PERGUNTAS CERTAS?

Colunista: Jéssica Araújo

VOCÊ FAZ AS PERGUNTAS CERTAS?

9849679081?profile=originalMuitas vezes nos deparamos com respostas em situações que não estão de acordo com o que planejamos ou queremos e, não fica muito claro o motivo pelo qual isso ocorre e a gente fica procurando culpados que, na maioria das vezes, não somos nós, mesmo porque não é nem confortável e não faz parte da nossa tendência nos olharmos como responsáveis por alguns resultados.

Mas, você já parou para pensar que as boas respostas são mediadas por boas perguntas? Isso quer dizer que, para obter a resposta que você quer, você precisa saber fazer as perguntas corretas ou a melhor forma de fazer as perguntas de acordo com as situações.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

No processo de desenvolvimento individual, seja para carreira ou pessoal, existe um nicho de perguntas que chamamos de “Perguntas Poderosas”. As perguntas poderosas abrem portas para as mudanças e conduzem para o futuro. Elas precisam fazer sentido, ter foco no assunto tratado, ter clareza para melhor entendimento, devem gerar conexão com o conhecimento que os envolvidos têm para trazer identificação, devem trazer energia para movimentar a ação e não menos importante, devem gerar repercussão, isto é, a possibilidade de elaborar outras perguntas cada vez mais imersivas.

Vamos aos exemplos (todos esses exemplos você pode perguntar a pessoas da sua equipe, família, amigos ou para você mesmo):

  • Ao invés de “não há mais nada o que fazer” para chamar a reponsabilidade, pergunte: “O que você e só você, pode fazer para mudar essa situação? ”
  • Ao invés de “essa situação não tem mais jeito” para explorar novas opções, pergunte: “Se houvesse outro modo de ver a situação, que modo seria esse? ”
  • Ao invés de “eu não consigo atingir meus objetivos” para gerar ações, pergunte: “O que você não está fazendo e que, se fizesse, o ajudaria a atingir mais rapidamente os seus objetivos? ”
  • Ao invés de “eu não sei que caminho seguir” para encontrar motivação e comprometimento, pergunte: “O que você ganha se fizer isso? O que você perde se fizer isso? ”

Veja que são novas formas de perguntar para abrir a mente e sair das crenças que limitam suas ações e pensamentos. Sempre temos uma parcela de responsabilidade em nossa comunicação, interações, resultados e tudo, tudo pode ser treinado para ser cada vez melhor.

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • Um tema de total importância e muito pouco abordado. Ótimo texto , obrigada!
This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob