Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Na primeira fase, vão ser selecionados 418 voluntários. Nessa etapa vão ser avaliadas a segurança da vacina e a seleção de doses, ou seja, quantas doses vão ser necessárias para garantir a imunização. Nesse caso, parte dos voluntários vai receber vacina outra parte vai receber apenas um placebo.


Na segunda e na terceira fases do estudo, que vão avaliar a eficácia da vacina, o Butantan espera contar com 5 mil voluntários. Nessa etapa não haverá uso de placebo. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou que todos os voluntários vão receber doses da ButanVac e os resultados vão ser comparados com a eficácia de outras vacinas contra covid-19 que já estão em uso.

Podem se cadastrar como voluntários pessoas com mais de 18 anos, tanto as que não foram vacinadas quanto as que já tomaram a vacina. Também podem participar pessoas que contraíram o coronavírus. Isso porque o estudo também quer avaliar a eficácia da ButanVac como dose de reforço da imunização, no caso de serem necessárias vacinações periódicas anuais como acontece com a gripe.

A previsão é que os estudos do novo imunizante durem 17 semanas. Se passar nos testes, o Butantan vai entrar com o pedido de uso emergencial na Anvisa.

Segundo o governo de São Paulo, o Instituto Butantan já tem 18 milhões de doses da ButanVac prontas e estocadas.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob