O mercado de indústrias farmacêuticas é um dos segmentos que mais lucram no país, além de apresentar um constante crescimento anual. As soluções tecnológicas são grandes aliadas do setor e estão cada vez mais acessíveis e integradas. Para acompanhar esse avanço tecnológico, que passa por muitas atualizações, e manter esse fluxo positivo em crescimento é essencial que o setor tenha sempre uma visão de progresso e esteja atento às novidades. Conheça as soluções tecnológicas e principais tendências para a indústria farmacêutica.

Rastreabilidade de medicamentos

A rastreabilidade de medicamentos é um conjunto de processos e sistemas utilizados para mapear e gerar um histórico de cada medicamento, desde o processo de produção até a chegada ao consumidor final. Esse processo traz vantagens tanto para a indústria, que passa a ter um acesso rápido aos lotes de medicamentos, quanto para o próprio consumidor final que terá mais segurança sobre a autenticidade, evitando falsificações e extravios de medicamentos. Esse recurso é tão importante para a indústria farmacêutica que o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), se tornará lei em abril de 2022.

Inteligência artificial

O uso de softwares na indústria farmacêutica é uma alternativa para aprimorar os processos internos e externos. Além de garantir a segurança de dados e organização de documentos é possível também adequar a plataforma para customizar os serviços de acordo com as demandas da indústria, influenciando também na otimização de tempo.

Um modelo que vem ganhando cada vez mais espaço na indústria é o SaaS, software como serviço. Ele hospeda recursos na nuvem e permite o acesso através da internet, sem precisar realizar instalação e configuração do sistema. O Big data é outra ferramenta que ajuda no processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, através dele é possível processar dados em grandes volumes que podem ser acessados em diferentes plataformas.

Impressão 3D de medicamentos

A impressão 3D de medicamentos é um campo de pesquisa que vem se expandindo rapidamente. Esse procedimento viabiliza com que os remédios possam ser fabricados de forma personalizada, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Outra vantagem dessa tecnologia, que tende ganhar mais espaço na indústria em breve, é o aprimoramento das dosagens, que podem ser mais específicas no desenvolvimento do remédio.

Mudança no perfil de consumo

A saúde se tornou uma das principais preocupações dos brasileiros desde a chegada da pandemia, essa nova tendência influencia no consumo de novos tipos de medicamentos e na necessidade de adaptação da indústria. Outros pontos que contribuem para mudanças no setor são o aumento de medicamentos genéricos e a evolução da biotecnologia.

Equipamentos de qualidade

Junto com o uso de novas tecnologias, ter bons equipamentos também dinamizam a produção industrial. O custo de um equipamento novo costuma ser caro e por isso, em muitos casos não se torna uma opção viável. Uma alternativa que traz muitas vantagens é a compra de equipamentos usados. 

Escrito ou enviado por Isabella Lima

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob