GV

Médico com celular (Foto: thinkstockphotos) (Foto: thinkstockphotos)

 

A nova resolução veda a circulação na internet de autorretratos sem consentimento, além de anúncio de produtos


REDAÇÃO ÉPOCA

As selfies, autorretratos populares nas redes sociais, estão dando o que falar: até os profissionais de saúde aderiram. O problema é quando você, paciente, se torna um coadjuvante dessa fotografia e divulgação nas redes sociais.

O caso é tão sério que, nesta semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publica no Diário de Oficial da União ajustes nas normas sobre o uso público de assuntos médicos. As selfies, postadas nas redes sociais sem o consentimento das pessoas, estão proibidas.

A Resolução CFM nº 2.126/2015 proíbe a divulgação desse tipo de fotografia em situações de trabalho e atendimento. “Trata-se de uma decisão que protege a privacidade e o anonimato inerentes ao ato médico e estimula o profissional a fazer uma permanente reflexão sobre seu papel na assistência aos pacientes”, disse o conselheiro José Fernando Maia Vinagre, corregedor do CFM que contribuiu para a versão do texto aprovado. A medida tem como objetivo principal criar uma regra para evitar o apelo ao sensacionalismo ou à autopromoção.


De acordo com o CFM, o uso das redes sociais para divulgar endereço e telefone da clínica, consultório ou serviço continuam proibidos. O conselheiro Emmanuel Fortes Cavalcante, 3º-vice-presidente do CFM e responsável pelas propostas que normatizam a divulgação e a publicidade de assuntos médicos, afirma que o médico deve valorizar uma conduta ética de suas atividades, além de prevenir eventuais processos.


As normas também vedam os médicos de participar de anúncios publicitários e divulgar na internet ou redes sociais procedimentos ou técnicas que não são considerados válidos pelo CFM. “Entendemos que as mudanças são importantes, pois oferecem parâmetro seguro aos médicos sobre a postura ética e legal adequada em sua relação com os pacientes e com a sociedade”, afirmou Emmanuel Fortes. “É um tema dinâmico, que exige acompanhamento contínuo."


Esta é mais uma polêmica envolvendo o momento apropriado para uma selfie. O canal de ÉPOCA Experiências Digitais tem tratado do assunto. Tirar selfies em lugares fúnebres é um desrespeito?, questiona em um post. Em outro, mostra os perigos da selfie, que jámata mais seres humanos do que os ataques de tubarões.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob