Contra a metástase

Correio Braziliense 

As metástases cerebrais só podem se desenvolver se as células cancerosas conseguirem sair dos capilares e entrar no tecido cerebral. Para facilitar esse trajeto, elas influenciam a coagulação do sangue, demonstraram pesquisadores do Hospital Universitário de Heidelberg e do Centro de Pesquisa Alemã de Câncer, que usaram modelos animais no estudo. Segundo os cientistas, em camundongos, drogas que inibem o fator de coagulação trombina foram capazes de reduzir essa complicação.

As metástases cerebrais são impossíveis de serem removidas cirurgicamente e não respondem bem aos tratamentos de longo prazo. “Para pacientes com tumores que, frequentemente, se espalham para o cérebro, seria extremamente útil se tivéssemos um tratamento disponível que pudesse prevenir o desenvolvimento de metástases”, explica Frank Winker, chefe de um grupo de pesquisa no Centro Alemão de Pesquisa do Câncer.

Já se sabia, graças a estudos observacionais, que medicamentos antitrombóticos (que inibem a coagulação do sangue) podem ter um efeito favorável no prognóstico de certos tipos de câncer. É possível que esses agentes influenciem na metástase. Winkler e os colaboradores investigaram, em ratos, se isso também se aplica ao espalhamento da doença para o cérebro. O estudo foi possível graças a uma técnica avançada de microscópica especial.

A equipe descobriu que, aparentemente, as células tumorais intervêm diretamente na complexa cascata de coagulação do sangue e, assim, ativam a formação dos trombos. Eles perceberam que o coágulo é o pré-requisito para que as células doentes deixem os vasos capilares e, assim, deem o primeiro passo crucial para formar uma metástase cerebral.

Um medicamento que inibe a trombina teria, portanto, poder de suprimir o problema, porque impediria que as células tumorais penetrassem no tecido cerebral. E, de fato: os camundongos que receberam o inibidor da trombina dabigatran, já aprovada como medicamento, desenvolveram significativamente menos metástases do que os animais não tratados.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob