2021-01-12T111812Z_2_LYNXMPEH0B0MG_RTROPTP_3_USA-CLIMATECHANGE-EMISSIONS.JPG?profile=RESIZE_710x

FOTO DE ARQUIVO: Um carro se move ao longo de uma rodovia vazia durante o surto da doença coronavírus (COVID-19) em Seattle, Washington, EUA, 30 de março de 2020. REUTERS / David Ryder

By Valerie Volcovici - Reuters

WASHINGTON (Reuters) - As emissões de gases do efeito estufa dos EUA caíram 10,3% em 2020, a maior queda nas emissões na era pós-Segunda Guerra Mundial, já que o coronavírus paralisou a economia, segundo um relatório divulgado na terça-feira pelo Grupo Rhodium.

As consequências econômicas da disseminação descontrolada de COVID-19 - especialmente em grandes setores emissores como transporte, energia e indústria - resultou em uma queda de emissões mais acentuada do que a recessão de 2009, quando as emissões caíram 6,3%.

A queda significa que os Estados Unidos iriam superar sua promessa feita sob o acordo climático de Copenhague de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 17% abaixo dos níveis de 2005 até 2020. Na verdade, as emissões cairão 21,5% em comparação com 2005.

Mas os autores do relatório alertaram que a queda não deve ser vista como uma garantia de que os Estados Unidos possam cumprir facilmente sua promessa mais ambiciosa sob o acordo climático de Paris de reduzir as emissões em 28% abaixo dos níveis de 2005 até 2025.

O presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo de Paris, mas o presidente eleito Joe Biden disse que pretende voltar assim que for inaugurado em 20 de janeiro. Ele planeja colocar o país no caminho de emissões líquidas zero até 2050, mas primeiro precisará anunciar uma meta para reduzir as emissões até 2030.

“Com as vacinas contra o coronavírus agora em distribuição, esperamos que a atividade econômica se recupere novamente em 2021, mas sem mudanças estruturais significativas na intensidade de carbono da economia dos EUA, as emissões provavelmente aumentarão novamente”, disse o relatório do grupo de pesquisa.

Liderando o declínio foi o setor de transporte, que viu uma queda acentuada de emissões de 14,7% em relação aos níveis de 2019, conforme as viagens diminuíram, especialmente no início da pandemia em março passado, disse o relatório.

As emissões das usinas tiveram o segundo maior declínio, caindo 10,3% abaixo dos níveis de 2019, impulsionadas pela aposentadoria de usinas movidas a carvão e um declínio geral na demanda de eletricidade devido aos danos econômicos da pandemia, disse o relatório.

Reportagem de Valerie Volcovici; Edição de Lisa Shumaker

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob