Corrida pela vacina volta a contrapor a China aos EUA

Folha de S.Paulo 
Colunista: Nelson de Sá


17/04/20 - A nova Economist se concentra nas "consequências geopolíticas da Covid-19", agora que "as fábricas na China estão reabrindo" e até "observadores ocidentais nervosos concluíram que a China será a vitoriosa da catástrofe".

Em editorial, afirma que "um teste para as ambições chinesas será como vai agir na corrida por uma vacina: Se chegar primeiro, o êxito pode ser usado como triunfo nacional e plataforma para cooperação global".

Em reportagem, sublinha que a vacina em desenvolvimento pela chinesa CanSino, com apoio governamental, acaba de ser "aprovada para a fase 2", de testes com seres humanos em grande número.

Foi destaque nos jornais chineses, tanto privados como Caixin e South China Morning Post como aqueles ligados ao PC, como Huanqiu/Global Times —este com o enunciado, para reportagem na edição em inglês, "China lidera em pesquisa e desenvolvimento de vacina".

Foi destaque também no serviço estatal de notícias Voice of America, que vem sendo criticado por Donald Trump exatamente por cobrir os avanços na recuperação chinesa.

"A China parece ter se tornado a primeira a entrar na fase 2", noticia a VOA, acrescentando que a CanSino havia iniciado a fase 1 no mesmo dia que sua concorrente americana, Moderna, em março.

O Wall Street Journal noticiou, na noite de quinta (18), que a "Moderna obtém financiamento dos EUA para desenvolvimento e produção" de sua vacina.

BODE EXPIATÓRIO
A Fox News retomou a teoria de que o coronavírus saiu de um laboratório próximo a Wuhan, na China. Trump meio que corroborou, depois: "Mais e mais estamos ouvindo essa história". Mas New York Times e Wall Street Journal, este do mesmo grupo da Fox News, atravessaram o dia sem bancar a tese.

No final da quinta-feira surgiu nos sites de NYT e Washington Post uma reportagem da Associated Press, com título para a "teoria fora da curva" que Trump e assessores estão "circulando". A agência diz que, como "Trump fracassou em cumprir promessa de testes" e mais de 30 mil americanos já morreram, "a pressão por bode expiatório é forte".

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob