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Oportunidade de novos negócios no canal farma. Com o objetivo de conectar comercialmente os distribuidores com os pequenos e médios varejistas, a Coty apresenta um novo portal de negócios, voltado exclusivamente à venda online de seus produtos de beleza e higiene pessoal. Denominada Loja do Varejo, trata-se da primeira plataforma B2B da empresa no mundo.

A nova plataforma permite que pequenas redes regionais ou farmácias independentes comercializem todos os produtos do portifólio da Coty em seus estabelecimentos, desde que adquirindo via distribuidores.

1520802765150?e=1622073600&v=beta&t=gynb1_JSueahUXLLFbjpIv2dlzh7yLXxe8VoOQYCi-Y&profile=RESIZE_710x“Varejistas de menCoty Brasil lança e-commerce para distribuidor e varejista por porte costumam receber visitas de representantes comerciais com menos frequência. E, assim, muitas vezes precisam se deslocar até localidades onde ficam distribuidores para reabastecer seus estoques”, afirma Karen Sanchez, diretora de e-commerce da companhia. Segundo a executiva, a pandemia tornou a tarefa ainda mais complexa, evidenciando a importância de agilidade e conveniência que transações online proporcionam.

Atualmente, a Coty está presente no canal farma em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. “O varejo farmacêutico é prioridade em nossa estratégia comercial. Atendemos diretamente as maiores redes de farmácia, que somam cerca de 10 mil pontos de venda. Via distribuidores parceiros, também atuamos para que nossos produtos cheguem a aproximadamente 60 mil lojas”, complementa Karen.

Distribuidor como protagonista
Pelo modelo, a Coty centraliza atividades nas quais têm forte expertise, como branding e marketing de seus produtos e marcas, uso de inteligência de dados, análises preditivas para personalização de comunicação e ofertas comerciais por meio de big data. “Já a gestão do estoque, faturamento e da entrega ficam a cargo das distribuidoras, o que permite se manterem como protagonistas nessa parceria comercial saudável para todas as partes”, observa.
Além de ampliar a presença digital da companhia, o formato B2B garante a digitalização do modelo de negócios do distribuidor, com vendas 24 horas e aumento de seu sell-out, além do acesso aos dados de compra dos pequenos e médios varejistas. “Isso não apenas simplifica a operação comercial, como também agiliza o prazo de entrega das mercadorias, realmente agregando valor para todos os players da cadeia”, ressalta a diretora.

Como funciona
Tudo começa com o varejista cadastrando CNPJ ativo, sendo automaticamente direcionado para um distribuidor parceiro (pelo CEP). Esse, por sua vez, é responsável pela análise financeira e liberação de crédito. Concluídas as etapas, o varejista fica apto a iniciar a jornada de compra. Ao término do pedido, o distribuidor responsabiliza-se pela tramitação de cobrança, nota fiscal e entrega.

Em um primeiro momento, a Loja do Varejo da Coty está disponível apenas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com todos os produtos e marcas do portifólio hoje comercializados nos demais canais de vendas. Ainda neste semestre, a empresa pretende expandir a operação para outras regiões.

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