O Globo / Site
Jornalista: Daniel Gullino


28/05/20 - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos doarão 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina ao Brasil. Bolsonaro não afirmou quando os comprimidos irão chegar ao país. A hidroxicloquina é uma substância destinada ao combate da malária e do lúpus, entre outras doenças, que tem sido utilizada no combate ao novo coronavírus, apesar de não haver evidências de sua eficácia.

Bolsonaro e o presidente dos EUA, Donald Trump, são dois dos principais defensores do remédio.

— Como está o Trump lá, está bem? Tem que ser Trump. Ele está mandando para nós 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina — disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada, a um apoiador que disse morar nos Estados Unidos.

Na última segunda-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou uma suspensão temporária dos testes que vinha conduzindo com a cloroquina e a hidroxicloroquina por meio da articulação internacional conhecida como Solidariedade.

Como consequência de um estudo sobre o uso de hidroxicloroquina e cloroquina publicado na última sexta pela revista científica Lancet, alguns países europeus suspenderam o uso dos medicamentos no tratamento de pacientes com Covid-19. O mais recente deles foi a Itália. Nesta terça, a Agência Italiana de Remédios (Aifa) publicou decisão neste sentido.

A agência afirmou que a droga só pode ser utilizada no âmbito de estudos clínicos conduzidos em hospitais ou domicílios. Ela reconheceu que as novas evidências trazidas à tona sobre o risco de reações adversas reforçou esta decisão.

A decisão da agência italiana vai no mesmo sentido que a divulgada mais cedo pelo Conselho Nacional para Saúde Pública da França, que recomendou aos médicos não utilizar hidroxicloroquina e cloroquina nos pacientes com Covid-19.

No Brasil, o estoque disponível de medicamentos à base de cloroquina e hidroxicloroquina passou de 8,9 milhões de comprimidos, no fim de março, para 11,6 milhões na segunda semana de abril.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob