9849570298?profile=original

Agência Reuters

30/07/20 - A Johnson & Johnson iniciou nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, os testes de segurança de sua vacina contra a Covid-19 em humanos, depois de divulgar detalhes de um estudo com macacos. Segundo a empresa, a candidata a vacina ofereceu proteção forte com uma única dose.

Siga o DikaJob

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

Quando expostos ao vírus, os seis animais que receberam a dose da vacina ficaram completamente protegidos de doenças pulmonares, e cinco ficaram protegidos de infecções, o que foi verificado pela presença do vírus em amostras nasais, como mostrou estudo publicado pela revista "Nature".

– Isto nos faz acreditar que podemos testar uma vacina de dose única nesta epidemia e verificar se ela tem um efeito protetor em humanos – disse à Reuters o doutor Paul Stoffels, principal autoridade científica da J&J, em uma entrevista por telefone.

A farmacêutica disse que iniciou testes de estágio inicial nesta quinta-feira em humanos nos EUA e na Bélgica e que testará sua candidata a vacina em mais de mil adultos saudáveis de idades entre 18 e 55 anos, além de outros de 65 anos e mais velhos.

O governo americano está auxiliando o desenvolvimento da vacina da J&J com um financiamento de 456 milhões de dólares, parte de um desembolso mais amplo que visa acelerar a produção de uma vacina para enfrentar a pandemia.

Stoffels disse que testes anteriores deste tipo de vacina contra outras doenças revelaram que uma segunda dose aumenta consideravelmente a proteção – mas, em uma pandemia, uma vacina de dose única, afirma, tem uma vantagem considerável por driblar questões logísticas relacionadas à obrigatoriedade do retorno dos pacientes para uma segunda dose.

As também promissoras vacinas da Moderna/NIAID (EUA), da Sinovac (China) e da Oxford/AstraZeneca (Reino Unido) são aplicadas em sistema de dose dupla. Em entrevista coletiva à imprensa, na semana passada, Mene Pangalos, vice-presidente executivo de Biofarmacêuticos e de Pesquisa e Desenvolvimento da AstraZeneca, afirmou ainda não estar claro se apenas uma dose da vacina seria suficiente. Para ele, “o melhor agora é trabalhar com o plano de duas doses, já que a resposta imune se mostrou ainda mais forte (com uma segunda aplicação)”.

A J&J planeja se aprofundar na pesquisa sobre dose única ou dupla no teste de estágio inicial da vacina. Dependendo dos resultados, a J&J seguirá com um teste de estágio avançado de larga escala com um regime de dose única, já na segunda metade de setembro.

Imediatamente após esta etapa, a farmacêutica iniciará um teste de estágio avançado paralelo com um regime de dose dupla da vacina, disse Stoffels.

A vacina da J&J usa um vírus de gripe comum conhecido como adenovírus tipo 26, ou Ad26, para transportar proteínas de coronavírus para células do organismo, o que induz uma defesa imunológica contra o vírus.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob