Covid é responsável por 25% das mortes na França, diz premier

abertura-covid---com-desconfinamento-parcial-as-pessoas-podem-circular-em-parques-e-areas-abertas-alguns-museus-e-pontos-turisticos-reabriram-em-determinadas-regioes-do-pais-porem-em-paris-1591048687941_v2_450x337.jpg?profile=RESIZE_710x

O Globo

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, afirmou nesta quinta-feira que, atualmente, uma em cada quatro mortes no país ocorreu por causa da Covid-19. Ele ainda informou que a cada 30 segundos uma pessoa dá entrada num hospital, com o número de internações pelo novo coronavírus registrado agora sendo maior do que durante o pico da primeira onda.

— A pressão sobre o nosso sistema hospitalar aumentou drasticamente — disse o premier em entrevista coletiva.

Castex, no entanto, afirmou que o crescimento no número de casos recentes vem desacelerando, mas que não haverá redução nas medidas restritivas por pelo menos duas semanas, alertando que as restrições podem ser endurecidas caso a pandemia volte a avançar nos próximos dias.

— Seria irresponsável relaxar a quarentena agora — afirmou o primeiro-ministro. — Os ganhos são frágeis.

O país voltou à quarentena desde 30 de outubro, mas as restrições são menos duras do que durante a primeira onda. Desta vez, as escolas permanecem abertas, funerais não foram proibidos e serviços públicos continuam funcionando.

O primeiro-ministro ainda disse que, se a desaceleração na taxa de novos casos for mantida, a França ultrapassará o pico da segunda onda no início da próxima semana.

O novo coronavírus matou mais de 42 mil pessoas no território francês. Foram relatados 35.879 novos casos nesta quarta-feira, elevando o total para 1,86 milhão, ultrapassando a Rússia e tornando a França o país mais afetado na Europa.

Portugal amplia regiões sob restrições

Portugal, por sua vez, anunciou nesta quinta a expansão das áreas sob medidas mais restritivas, agregando mais 77 municípios à lista, elevando, assim, para um total de 191 cidades. O governo pede aos moradores dessas regiões para não saírem de casa exceto para trabalhar, ir à escola ou fazer compras durante a semana, e para não irem às ruas entre 23h e 5h.

Nos finais de semana, o toque de recolher vai de 1h às 5h. Nesse horário, todo o comércio e restaurantes devem permanecer fechados, com exceção de farmácias e padarias. Qualquer município com mais de 240 casos por 100 mil habitantes terá que seguir essas regras.

Com 10 milhões de pessoas, o país registrou 191 mil casos de Covid-19 e 3.181 mortes.

Europa dá sinais de desaceleração

Em toda a Europa, a Covid-19 tem avançado, com os casos chegando a níveis maiores que anteriormente. No entanto, uma análise detalhada dos números dá um pouco de esperança, conta a Bloomberg.

Por um lado, além da França, Espanha, Reino Unido, Itália e Rússia já passaram da marca de um milhão de infecções, e, apesar de os EUA terem registrado mais de 10 milhões de casos, a Europa foi o epicentro da segunda onda.

No entanto, o número de novos casos na última semana começou a se estabilizar ou a diminuir também no Reino Unido e na Alemanha. Países menores que também foram muito afetados, como Bélgica, Holanda e República Tcheca, registraram grandes quedas nas taxas diárias de contágio recentemente.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob