Capacete de ventilação para pacientes com Covid-19 é criado por pesquisadores da UFPB | Paraíba | G1

Capacete de ventilação foi desenvolvido por pesquisadores do FabLab no Campus da UFPB em João Pessoa — Foto: Divulgação/UFPB

Por Tatiana Alves, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O uso do capacete Elmo no tratamento de pacientes em hospitais estaduais e de campanha do Rio de Janeiro foi autorizado, nesta quinta-feira, pelo governador em exercício, Cláudio Castro. Ele sancionou a lei que permite a utilização desse equipamento. As informações são da Agência Brasil.

O capacete é um mecanismo de respiração artificial que pode reduzir em até 60% a necessidade de intubação em leitos de Unidades de Terapia Intensiva.

A tecnologia, criada e produzida por pesquisadores do Ceará, tem aprovação da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além do Ceará, o Elmo vem sendo utilizado em Manaus, capital amazonense.

O idealizador do capacete, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara Holanda, explica como a ferramenta está ajudando os pacientes com covid-19.

O capacete Elmo é um equipamento não invasivo destinado aos pacientes considerados de baixa e média complexidades. Com isso, além de desafogar os leitos de UTI, evita efeitos decorrentes da intubação, como a sedação por longo tempo e o uso de medicamentos que prolongam o período de recuperação dos pacientes.

A utilização do capacete ficará a critério do profissional de saúde responsável pelo paciente.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob