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Pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final, o Laboratório Cristália promete 20 lançamentos em 2021, com foco no varejo farmacêutico e também no canal hospitalar.

Para o segmento hospitalar, a farmacêutica projeta novidades na área de oncologia. No caso do varejo farma, os medicamentos serão voltados para as áreas terapêuticas de psiquiatria, neurologia, oftalmologia e endocrinologia. A companhia mantém atualmente 113 patentes a nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, é líder de mercado na América Latina.

Essas estratégias comerciais foram deliberadas no 2° Congresso Nacional de Vendas, realizado 100% online no começo do mês e que reuniu 700 colaboradores. “Incorporamos na convenção conceitos muito próximos do que testemunhamos em congressos médicos. Além de definir as principais estratégias para o time de vendas, dedicamos também uma parte do evento a um treinamento com sessões simuladas para a equipe de varejo”, afirma Luiz Fernando Lenski, vice-presidente de mercado do Cristália.

Para incrementar a cobertura geográfica de divulgação dos lançamentos junto à comunidade médica e ao PDV das farmácias e drogarias, a companhia está ampliando sua força de vendas em 25%, sendo que só no primeiro mês já materializou 80% das contratações para que os novos profissionais pudessem participar do congresso de vendas.


Ganho de market share


Segundo o executivo, o Cristália vem obtendo um crescimento de dois dígitos nos últimos anos e, em 2020, o índice superou 20%. “Estamos sustentando a lucratividade por meio de uma política saudável de inventário, ou seja, não tivemos um crescimento baseado na diminuição do estoque nos canais de comercialização”, observa Lenski. “Queremos ganhar market share, mas enfrentando o desafio de garantir o suprimento, com uma demanda regular e consistente, dos produtos relacionados ao tratamento da Covid-19”, acrescenta.

Considerando os lançamentos em todas as áreas de negócio da companhia, a expectativa é continuar crescendo acima de 10%. A farmacêutica também avalia que grande parte da conquista de mercado ocorreu em função de investimentos consistentes na área produtiva. Uma delas é a sua capacidade de produzir insumos farmacêuticos ativos (IFAs), que conta com 60% de produção própria. “A planta farmoquímica diminuiu significativamente a nossa dependência externa, o que também possibilita ganhar market share por conta da previsibilidade na produção”, acrescenta Lenski.

O executivo também reforça a capacidade do laboratório de desenvolver medicamentos de alta complexidade, com segurança e eficácia. “Em 2019 lançamos o Criscy, hormônio do crescimento e o primeiro biossimilar desenvolvido no Brasil. O objetivo era explorar as oportunidades do setor público, mas o medicamento foi tão bem aceito pelo mercado que um dos lançamentos previstos é para que esse produto também chegue ao varejo”, finaliza.

Fonte: Panorama Farmacêutico

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