Danone adquire pioneira plant-based Follow Your Heart

Danone adquire pioneira plant-based Follow Your Heart

By Vegan Business

A Danone, indústria de alimentos adquiriu a empresa pioneira plant-based Follow Your Heart, conforme anunciado pelas empresas na última semana.

A transação foi um acordo de compra de ações, no qual a gigante francesa de laticínios comprou 100% das ações da Earth Island, controladora da Follow Your Heart. 

Follow Your Heart comemorou 50 anos no mercado de alimentos à base de plantas no ano passado. É fabricante da famosa Veganaise, queijos sem lácteos, molhos à base de plantas e substitutos veganos aos ovos. Em 2019, o diretor de operações da Follow Your Heart, Martin Kruger, disse que as receitas da empresa haviam crescido cinco vezes desde 2010.

Pioneira plant-based

A Danone prometeu em 2018 que triplicaria suas vendas no espaço baseado em plantas  para 5 bilhões de euros até 2025. Até então, a empresa tinha 41% do mercado de ofertas baseadas em plantas até o terceiro trimestre de 2020, de acordo com o IRI data. A aquisição da Follow Your Heart ajuda a fortalecer o portfólio de plantas da empresa, que também inclui as marcas Silk e So Delicious.

Com esta aquisição, a Danone detém várias das marcas que literalmente iniciaram o movimento de alimentos à base de plantas. O Follow Your Heart começou em 1970 como lanchonete vegana em uma loja de alimentos naturais em Los Angeles – que ainda está aberta – e passou a produzir alimentos embalados em 1988.

A Silk foi fundada em 1977 e estreou seu leite de soja em 1996. Já a europeia Alpro, líder em laticínios, foi fundada em 1980. E a pioneira em sobremesas não lácteas, So Delicious, foi fundada em 1987.

Além de pioneiras no segmento de fábricas, essas empresas da Danone têm outra coisa em comum: foram todas aquisições. Com a compra de US$ 12,5 bilhões da antiga WhiteWave Foods em 2017, a Danone se tornou líder em alimentos à base de plantas.

E mais, de acordo com seu relatório de lucros mais recente, 10% das vendas totais da Danone são provenientes dos plant-based. Na teleconferência, o CEO Emmanuel Faber disse que os negócios legados da WhiteWave cresceram 11% em 2020, sendo o segmento de crescimento mais rápido na Danone. Ao todo, as vendas das marcas à base de plantas da Danone cresceram 15% no ano passado, disse o relatório.

No início deste ano, o CEO da Danone North America, Shane Grant, disse que a Danone estava acelerando sua expansão em categorias de rápido crescimento, populares entre os consumidores, incluindo as baseadas em plantas. No ano passado, a Danone criou uma unidade de aceleração baseada em plantas  em sua divisão de negócios europeia, com o objetivo de expandir as marcas plant-based da empresa globalmente. E a empresa investiu em várias empresas de proteínas alternativas por meio de seu braço Danone Manifesto Ventures, incluindo Laird Superfood, Forager Project e Nature’s Fynd, que antes era conhecido como Bioprodutos Sustentáveis.

Os queijos, pastas e substitutos do ovo já são populares entre os consumidores, mas também adicionam várias novas dimensões às capacidades vegetais da Danone. Então a Delicious acabou de lançar o primeiro queijo vegetal da empresa no mês passado, mas é aí que a sobreposição termina. Em uma entrevista à Food Dive no início deste ano, Grant disse que a Danone estava considerando entrar em maionese vegana e substitutos de ovo, mas não indicou que poderia ser por meio de uma aquisição.

Anunciando a notícia em um comunicado à imprensa, o CEO da Follow Your Heart, Bob Goldberg, disse:

“Para preservar e manter nossa missão de produzir os melhores produtos alimentícios à base de plantas e torná-los disponíveis para o maior número de pessoas possível, a Earth Island procurou um parceiro que é capaz e bem posicionada para nos ajudar a acelerar e expandir esse esforço. Tenho o prazer de informar que encontramos uma empresa com a qual sentimos uma visão e valores compartilhados e que acreditamos que, talvez mais do que qualquer outra organização no mundo, nos ajudará a avançar e expandir rapidamente nossa missão.”

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob