937346-71628188.jpg?profile=RESIZE_710x

Valor Econômico 
Jornalista: Leila Souza Lima


03/04/20 - O enfrentamento de um agente patógeno desconhecido e a falta de kits para testar todos os que apresentam sintomas correlatos à covid-19 tornaram mais evidente falha que já ocorria no monitoramento de outras enfermidades - a subnotificação de casos. A diferença é que agora provoca preocupação maior pela velocidade de transmissão. Embora sustentem que o sistema de vigilância epidemiológica do país é dos mais eficazes do mundo, especialistas reconhecem que há sub-registro não só aqui, apontando também razões como descentralização na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), no caso do Brasil, falha profissional ou até má fé. Nesse caso, porém, é detectável e costuma se tornar pública rapidamente, dizem.

“Existe de fato o sub-registro, porque o sistema é descentralizado e o processamento depende das instituições na ponta. A disparidade na capacidade de realizar testes, diagnosticar e reportar os resultados se reflete na qualidade do registro”, observa Rudi Rocha, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e coordenador de pesquisas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS).

Segundo ele, com o novo coronavírus essa adversidade ficou mais evidente e se complica porque o teste ainda não está disponível em larga escala. “Nosso sistema de vigilância é muito desenvolvido, mas estamos num país de dimensões gigantescas, muito heterogêneo. É desafio complexo.”

Sanitarista, mestre em políticas públicas e doutor em Epidemiologia pela Fiocruz, Daniel Soranz afirma que Estados e municípios devem seguir rigorosamente protocolos da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, e que desvios nesse sentido podem aumentar distorções no desenho da curva epidemiológica, o que já ocorre porque há poucos testes.

“A regra é clara e deve ser seguida por todos. Caso contrário a notificação acaba tendo função meramente burocrática e sem qualquer eficiência para orientar o combate à pandemia”, diz Soranz, que foi secretário de saúde do Rio na gestão do prefeito Eduardo Paes, quando a cidade teve que se preparar para a olimpíada e em meio ao surto de zika vírus.

Ele explica que há duas formas de se fazer notificação, uma com confirmação laboratorial e outra a partir de aspectos clínicos e epidemiológicos. Nesse caso, identifica-se sintomas entre pessoas que estavam no local de prevalência da doença. Se o paciente tem sintoma, mas circula por lugar de não incidência, não há notificação.

“A estratégia do Ministério da Saúde hoje é aumentar o número de exames [para coronavírus], mas ainda não há kits suficientes. Então apenas pacientes graves vêm sendo testados, o que pode estar gerando subnotificação importante. Tem ainda as que morreram por covid-19, e que só foram colhidas amostras depois”, observa.

Esse aspecto compromete a percepção sobre a curva da pandemia, mas não é tão importante na primeira fase, diz o sanitarista. “Ao longo da próxima semana, vai ser muito importante [é quando se espera subida mais acentuada do número de ocorrências]. E talvez seja o caso de se criar um canal para a autonotificação por parte das pessoas que sentirem sintomas”.

Essa medida, que seria inédita no Brasil, já é empregada em países como Reino Unido, onde os cidadãos ligam para o sistema de saúde, são atendidos e respondem a um longo questionário sobre seu estado clínico ou daqueles de quem estão cuidando. “A Inglaterra faz isso desde 2008, quando houve o surto H1N1. É um instrumento importante e que melhora a qualidade das informações em vigilância”, diz Soranz.

O sanitarista aponta problema adicional que influi na leitura real da curva epidemiológica, com isso na detecção precisa sobre quando a pandemia atinge o pico. “Alguns locais estão usando a data de resultado do exame para entrar com a notificação, quando o que deveria constar no Sinan [Sistema de Informação de Agravos de Notificação] é a data em que o paciente começou a perceber os primeiros sintomas. Você pode achar que a curva está se achatando, e não é isso.”

Mas Soranz pondera que há falhas de gestão que podem não ser bem falhas, mas proceder intencional. “Acontece, em relação a algumas doenças, de uma localidade atrasar a notificação para que não apareça como um grande foco. Isso foi razão de denúncias na China, onde foram levantadas suspeitas de o governo ter atrasado a notificação. Fato é que temos que evitar que aconteça aqui.”

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob