Triumeq® (dolutegravir + abacavir + lamivudine) pelo plano de saúde | Rosenbaum Advogados

Um novo estudo descobriu que os regimes de terapia antirretroviral baseados no inibidor da integrase dolutegravir tinham maior probabilidade de resultar em supressão viral sustentada, mesmo em situações de baixa adesão e interrupções do tratamento, em comparação aos regimes baseados em medicamentos mais antigos.

Os regimes de medicamentos que são resistentes a uma adesão mais pobre e interrupções do tratamento são frequentemente descritos como sendo mais ‘complacentes’ do que outros regimes. Os medicamentos à base de dolutegravir mostraram-se mais tolerantes em termos de manutenção da supressão viral em comparação com os medicamentos antirretrovirais mais antigos usados ??como terceiro agente no tratamento combinado.

A Organização Mundial da Saúde recomenda os tratamentos à base de dolutegravir como opções de tratamento de primeira e segunda linha para pessoas que iniciam a TARV ou quando outros regimes estão falhando, e este estudo fornece evidências para apoiar essa recomendação.

Esta pesquisa foi realizada pelo professor Jean-Jacques Parienti e colegas da Universidade de Caen, na França, e publicada no Open Forum Infectious Diseases.

Histórico

As opções de tratamento do HIV tornaram-se mais simplificadas ao longo do tempo – muitas vezes reduzidas a apenas um comprimido por dia. No entanto, a adesão diária ao tratamento anti-retroviral (TARV) continua a ser um desafio para muitas pessoas que vivem com o HIV. A adesão fraca pode levar a uma perda de supressão viral e o reaparecimento de um nível de carga viral que ameaça a saúde da pessoa e também significa que ela pode transmitir o HIV. A adesão abaixo do ideal também fornece as condições ideais para o surgimento de cepas virais resistentes aos medicamentos.

Quando a terapia combinada antirretroviral apareceu pela primeira vez na década de 1990, era necessária uma adesão quase perfeita para manter a supressão viral e prevenir o surgimento de resistência. Mais tarde, estudos que investigam inibidores da transcriptase reversa não nucleosídeos (NNRTIs), inibidores de protease potenciados (IPs) e inibidores de transferência de fita de integrase (INSTIs) como parte de combinações de medicamentos descobriram que o nível mínimo de adesão para sustentar a supressão viral pode ser em torno de 80 %

Esses estudos foram imprecisos porque se basearam em medidas autorrelatadas ou dados de recarga de farmácia e não conseguiram capturar questões como interrupções de tratamento como medidas separadas. Além disso, eles não consideraram INSTIs de segunda geração, como dolutegravir ou bictegravir.


O estudo

Entre 2015 e 2018, os pesquisadores inscreveram adultos vivendo com HIV na França e na Suíça no estudo multicêntrico DOLUTECAPS. Isso incluiu três grupos, todos tomando regimes baseados em dolutegravir: pessoas que iniciaram o dolutegravir pela primeira vez, pessoas que mudaram para o dolutegravir por causa de falha virológica anterior e pessoas que trocaram durante a supressão viral.

Os participantes foram testados para resistência, e aqueles com suscetibilidade a pelo menos três ou mais medicamentos (incluindo dolutegravir) foram incluídos. Embora as pessoas com baixa adesão fossem elegíveis para participar, aquelas que usavam organizadores da caixa de comprimidos ou que não eram responsáveis ??por tomar seus próprios medicamentos, não eram.

Os pesquisadores compararam o grupo do dolutegravir a dados de adesão coletados anteriormente de pessoas que vivem com HIV em tratamentos mais antigos: NNRTIs, IPs potenciados e o INSTI de primeira geração, o raltegravir. Todos os centros incluídos no estudo utilizaram dispositivos de monitoramento eletrônico de medicamentos, que registram cada vez que a tampa de um frasco de medicamento é aberta, para observar os padrões de adesão de cada participante por um período de seis meses.

Tanto a adesão média quanto a duração das interrupções do tratamento foram medidos para ver como isso teria impacto na supressão da carga viral (definida como menos de 50 cópias / ml) no ponto final de seis meses. O surgimento de resistência ao dolutegravir ou ao raltegravir também foi monitorado.

Resultados

Um total de 399 participantes foi envolvido. Eles tinham uma idade média de 46 anos e 70% eram do sexo masculino. Dos 102 participantes tratados com um regime baseado em dolutegravir, cerca de um quarto eram virgens de tratamento no início do estudo.

Quase metade de todo o grupo entrou no estudo já com uma carga viral inferior a 50 cópias / ml (46%). A contagem média de CD4 era de 494 no início do estudo.

Cem pessoas estavam a tomar NNRTIs: 70 delas tomavam nevirapina como terceiro fármaco, 12 efavirenz e 18 rilpivirina. Cento e sete estavam tomando IPs potenciados: 54 estavam tomando lopinavir, 48 atazanavir e cinco estavam tomando outros IPs. Noventa participantes estavam tomando raltegravir.

Fonte: Agência de Notícias da AIDS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob