Ecossistema do Vale do Silício inspira Hub de inovação em MG

9849674471?profile=original

O Cesul Lab, um hub de inovação que nasceu bem no meio da pandemia congrega mais de 360 farmácias e o modelo foi inspirado nos ecossistemas de negócios da China e também do Vale do Silício.

O hub que iniciou operações em março último, mobiliza 12 setores da economia local e já integra mais de 360 farmácias associativistas da região.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

O projeto resultou da iniciativa do Cesul – Conselho Empresarial do Sul de Minas e teve como base uma metodologia inspirada na consultoria Mckinsey & Company. Conta também com o apoio do centro universitário Grupo Unis. “Constatamos que boa parte das empresas atuantes na região promovia um intenso fluxo de negócios com Belo Horizonte e São Paulo, mas deixava de lado a preocupação em potencializar a economia regional. Com isso, inúmeras possibilidades de crescimento eram desperdiçadas”, comenta o head de operações Felipe Flausino.

O hub de inovação está integrado a um espaço de coworking com base na cidade de Varginha, onde o Cesul Lab mantém uma incubadora de novos negócios e uma aceleradora de startups. “A ideia é atrair processos de inovação aberta e empresas iniciantes com soluções disruptivas. Só no setor de saúde, já identificamos mais de 50 startups aderentes às necessidades e demandas da região”, antecipa.

Os segmentos de saúde e farmácias, inclusive, compõem uma das 12 verticais que a Cesul Lab elegeu como estratégicas para a busca de novos negócios. Executivos da Inova Drogarias e da Unimed lideram essa área. “Estamos em conversações com health techs que reúnem soluções de assistência farmacêutica e teleatendimento clínico, ainda carentes no varejo do sul de Minas”, observa Flausino.
“O objetivo é que cada vertical tenha autonomia na prospecção de oportunidades, mas mantenha sinergia com os demais setores”, destaca o executivo. O comitê de Educação, por exemplo, deu início a uma série de programas de especialização em inteligência artificial, machine learning e criatividade, com a proposta de qualificar mão de obra local. Já a área de Mobilidade elaborou um projeto de criação de cidades inteligentes e negocia o aporte de um fundo de investimento dos Emirados Árabes, o que pode tornar mais eficientes operações como a distribuição de medicamentos.

Flausino acrescenta que a iniciativa também contempla a aproximação com o poder público, tanto que a Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Varginha passará a ter o hub do Cesul Lab como nova sede. “Acreditamos que esse exemplo pode ser reproduzido tranquilamente em outros polos econômicos do país. E o varejo farmacêutico pode agregar muito valor a esses projetos, em razão da sua capilaridade e presença em regiões que sequer dispõem de serviços médicos ou mesmo bancários”, conclui.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob