ap20203621775561.jpg?profile=RESIZE_710xEmpresas testam drogas com anticorpos para tratar e prevenir a Covid-19 — Foto: David Morrison/Eli Lilly/AP

Por G1

Os testes de um tratamento contra a Covid-19 desenvolvido pela farmacêutica americana Eli Lilly foram interrompidos nesta terça-feira (13) por causa de uma “potencial preocupação de segurança”.

A empresa não deu detalhes sobre o problema nos ensaios clínicos do medicamento, que é baseado em anticorpos monoclonais.

Siga o DikaJob

YouTube    -    Instagram    -    LinkedIn    -    Telegram    -    Facebook

"Por precaução, o conselho independente de monitoramento de segurança de dados ACTIV-3 (DSMB) recomendou uma pausa na inscrição", disse a porta-voz da Lilly, Molly McCully, em um comunicado por e-mail. “Lilly apoia a decisão do conselho de garantir cautelosamente a segurança dos pacientes participantes deste estudo.”

A farmacêutica não deu detalhes sobre o problema de segurança: não esclareceu, por exemplo, se um ou mais voluntários testados sofreram algum efeito colateral ou desenvolveram alguma doença relacionada.

O ensaio tem parceria com a empresa de biotecnologia AbCellera e com o Centro de Pesquisa de Vacinas do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID), órgão do governo dos Estados Unidos.

Similar ao usado por Trump


O tratamento experimental tem como base anticorpos retirados do plasma de um paciente de Covid-19 já curado. Ele pertence a uma classe de tratamentos conhecida como anticorpos monoclonais, que estão entre os remédios biotecnológicos mais modernos em desenvolvimento.

A pesquisa da Eli Lilly tem metodologia semelhante à usada pela farmacêutica Regeneron, cujo tratamento com anticorpos monoclonais foi recentemente usado por Trump.

Como é a terapia da Eli Lilly

A terapia à base de anticorpos da Eli Llly é conhecida como LY-CoV555.

  • Foi desenvolvida em três meses a partir do sangue de um dos primeiros pacientes recuperados da doença nos EUA.
  • O plasma, a parte líquida do sangue que contém a defesa imunológica, foi separado, e os anticorpos foram multiplicados em laboratório.
  • A administração do tratamento é feita via intravenosa.
  • Diferente das vacinas, que estimulam o sistema imune a produzir sua própria defesa, no tratamento com anticorpos a "defesa" do organismo é injetada diretamente no corpo do voluntário em tratamento contra a Covid-19.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob