Especialistas veem risco de variante ter chegado ao Brasil

Folha de S.Paulo

Jornalista: Phillippe Watanabe

Mutações em vírus são normais. Por isso, é esperado que haja alterações no RNA (material genético) do Sars-CoV-2.

Tanto que, segundo Ester Sabino, epidemiologista e pesquisadora do Departamento de Moléstias Infecciosas e do Instituto de Medicina Tropical da USP, até o momento já foram computadas mais de 800 linhagens no mundo e 40 no Brasil.

Em uma situação de pandemia, com números elevadíssimos de novas infecções por dia, é ainda mais provável o surgimento acelerado de mutações —já que o vírus está constantemente se replicando e infectando novas pessoas.

Cientistas do Reino Unido têm a hipóteses que a nova linhagem possa ter surgido de um paciente cronicamente contaminado com a Covid-19, o que poderia ter levado ao grande número de mutações.

A especialista da USP afirma que existe a possibilidade de a B.1.1.7 já estar em território nacional, considerando que ela circula pelo Reino Unido há algumas semanas, pelo menos. Sua presença também foi detectada na Dinamarca, na Holanda e na Austrália, pelo menos.

"A evidência que temos é que surgiu há pouco tempo e está crescendo e se sobrepondo a outras linhagens", diz a especialista sobre a aparente maior infecciosidade da variante.

Nogueira exemplifica com a história hipotética de um homem e uma mulher, ambos contaminados com linhagens diferentes de Covid-19, que viajam para uma cidade vizinha. Se a variante que o homem carrega for mais transmissível, e ele chegar na cidade e for a um shopping, ele pode causar um surto. Se, porém, o homem chegar, ficar isolado, e só a mulher for no shopping, ela pode causar um surto.

"E aí daqui 15 dias vai todo mundo falar que o vírus dela é mais transmissível", afirma o pesquisador. "É o nosso comportamento que regula isso. O vírus não é nada sem nós para infectar, multiplicar e transmitir."

Sabino afirma que, no momento, tudo o que se tem a fazer é ficar vigilante e conhecer as estruturas das linhagens que surgem para, se necessário, adicionar em vacinas futuras.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob