Estudo indica que semaglutida ajuda na perda de peso

Droga injetável para tratamento do diabetes tipo 2, a semaglutida tem efeito significativo na redução de peso quando combinada a mudanças de estilo de vida. Os resultados são fruto de um estudo publicado na última semana na revista científica The New England Journal of Medicine, segundo reportagem do UOL.

Participaram da pesquisa 1.961 adultos com IMC (Índice de Massa Corporal) igual a 30 ou maior, o que significa obesidade, e pessoas que tinham IMC igual a 27 ou maior (ou seja, dentro da faixa de sobrepeso) e uma doença associada ao excesso de peso. Os participantes não tinham diabetes. O IMC é calculado pelo cálculo do peso dividido pela altura elevada ao quadrado.

O estudo era duplo cego (ou seja, pacientes e médicos não sabiam o que estavam tomando ou aplicando), randomizado (com participantes divididos em grupos de forma aleatória, para reduzir a chance de viés no resultado) e com grupo controle (parcela de pacientes que recebe placebo, para comparação).

Até a semana 68 de acompanhamento, os 1.306 pacientes que receberam uma dose semanal de 2,4 mg de semaglutida, em média, perderam cerca de 15% de peso, enquanto os do grupo placebo, com 655 participantes, tiveram perda de cerca de 2,5%.

Em quilos, isso significou que as pessoas que tomaram semaglutida perderam, em média, pouco mais de 15 kg contra 2,6 kg do grupo controle. Segundo a pesquisa, 612 (50,5%) pacientes no grupo que recebeu a droga tiveram redução de peso igual ou maior a 15% e 388 (32%) conseguiram uma redução de peso superior a 20%.


E o benefício não parou somente no peso. Os pesquisadores também observaram a diminuição da circunferência da cintura, no IMC e uma melhora cardiovascular.

Nas primeiras quatro semanas, a dose da droga era de 0,25 mg semanais, com aumento posterior a cada mês até atingir, na semana 16, a dose de 2,4 mg, mantida no restante do estudo.

Além da droga, os pacientes também passaram por sessões de aconselhamento a cada quatro semanas para auxílio na aderência à redução no consumo calórico e ao aumento de atividade física –eles eram incentivados a fazer exercícios por 150 minutos por semana.

A semaglutida pertence a uma classe de drogas já conhecidas conhecida como análoga de GLP-1 (peptídeo semelhante a glucagon-1). Trata-se de um hormônio que age no retardamento do esvaziamento gástrico e no sistema nervoso central, provocando diminuição da fome.

A dose de 1 mg (algumas vezes inferior à usada na pesquisa) chega a custar cerca de R$ 800. O estudo também observou que náusea e diarreia foram os eventos adversos mais comuns, mas passageiros e de leve a moderado, no grupo que tomou a droga.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob