9849741656?profile=original

by Bloomberg

Os acionistas da família controladora da Roche Holding AG descartaram uma grande fusão, dizendo que a farmacêutica ganhará mais com o avanço da pesquisa do que com uma grande aquisição. 

“Sem dúvida, a era da megafusão acabou”, disse Andre Hoffmann, vice-presidente do conselho fiscal, em uma entrevista. “Vejo as fusões no passado como um sinal de fraqueza: você se funde com outra porque tem um pipeline que não pode preencher, se você falar sobre produtos farmacêuticos em particular”.

A Roche está em um momento de mudança. A empresa suíça de medicamentos e diagnósticos confiou no aumento inesperado da receita dos testes da Covid-19 para amortecer a perda de patentes de um trio de medicamentos contra o câncer que alimentou seu crescimento por mais de uma década. O crescimento a longo prazo provavelmente dependerá do sucesso de novos medicamentos inovadores. 

Os membros da família Hoffmann, Joerg Duschmale, 63 e um membro da quinta geração de 37 anos, deram uma rara entrevista coletiva em Basel na sexta-feira para comemorar o 125º aniversário da farmacêutica. Eles disseram que veem mais transformação pela frente e que as famílias continuam comprometidas em manter seu foco e planejar o crescimento a longo prazo. 

A hesitação dos acionistas em relação a grandes fusões e aquisições contrasta com a estratégia de rivais como a AstraZeneca Plc, que comprou a Alexion Pharmaceuticals por US $ 39 bilhões no início deste ano. O negócio foi o maior para a farmacêutica desde que foi formada em 1999 por meio da combinação de empresas britânica e sueca. Os principais negócios do setor nos últimos anos também incluem a compra da Celgene Corp. pela Bristol-Myers Squibb e a Shire pela Takeda Pharmaceutical Co..

A Roche tem uma estrutura acionária de duas classes, com ações com direito a voto e ações sem direito a voto. As famílias fundadoras Oeri-Hoffmann possuem 50,07% das ações com direito a voto, enquanto a rival Novartis AG detém um terço. As ações com direito a voto são negociadas 13% a mais do que as ações sem direito a voto, a maior diferença desde abril de 2011. 

O maior risco para a empresa é não conseguir continuar inovando, disse Duschmale, que ingressou no conselho fiscal da Roche no ano passado. 

“Estou convencido de que também teremos que nos reinventar no futuro e usar as oportunidades que se apresentam na vanguarda da ciência”, disse ele. Químico treinado com pós-doutorado, Duschmale que trabalhou por três anos nos laboratórios da Roche em Basel, fez a comparação com um jogador de futebol da Liga dos Campeões. 

A Roche está trabalhando com a BioNTech, que é parceira da vacina para Covid da Pfizer, em terapias de vacina de RNA mensageiro para câncer, uma tecnologia que Duschmale disse ser promissora. 

Ele também observou o esforço para usar a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos baseados em dados para acelerar novos medicamentos para os pacientes. Esse esforço ajudou a motivar uma participação na a SoftBank Group Corp, informaram algumas fontes sobre a compra no mês passado.

Duschmale disse que ficou satisfeito ao ler a notícia sobre a holding SoftBank. O vice-presidente também disse que crescer por meio da pesquisa é mais sustentável do que se envolver em grandes fusões e aquisições.

“Você obtém uma base mais ampla desenvolvendo mais pesquisas, ao invés de adicionar todas as diferentes áreas terapêuticas”, disse Hoffman.

A Roche tem se aventurado em aquisições menores, tendo comprado a fabricante de testes da Covid GenMark Diagnostics Inc. por cerca de US $ 1,8 bilhão no início deste ano.

© 2021 Bloomberg LP

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob