gettyimages-1213688615.jpg?profile=RESIZE_710x

Coronavírus: Sorrento afirma que anticorpo STI-1499 é eficaz contra a doença (Lucas Ninno/Getty Images)

Sorrento Therapeutics afirma ter encontrado anticorpo capaz de blindar corpo de ser contaminado por coronavírus

Por Guilherme Guilherme

Exame

As ações da farmacêutica do estado da Califórnia Sorrento Therapeutics chegaram a subir 241,6%, na Nasdaq, na máxima desta sexta-feira, 15, após a empresa afirmar ter encontrado a cura do coronavírus covid-19.

Com o rali para as ações da Sorrento, a companhia chegou ao seu primeiro bilhão de dólares de valor de mercado. Às 16h, os papéis da empresa eram negociados em alta de 172%, cotados a 7,13 reais. Com isso, o valor de mercado da companhia era de cerca de 1,44 bilhões de dólares. A Gilead, sua concorrente na disputa pela descoberta da cura, é cerca de 70 vezes maior, avaliada em 95,61 bilhões de dólares.

Em comunicado, a Sorrento anunciou que descobriu o STI-1499, um anticorpo que diz blindar o organismo contra o vírus e que teve “100%” de eficiência na inibição da infecção em testes pré-clínicos. “Nosso anticorpo STI-1499 mostra um potencial terapêutico excepcional e pode potencialmente salvar vidas, após o recebimento das aprovações regulatórias necessárias”, afirmou Henry Ji, presidente e fundador da empresa.

A companhia informou que este deve ser o primeiro anticorpo de um coquetel que desenvolve para combater a doença. A Sorrento disse ter examinado bilhões de anticorpos e identificado algumas centenas que se ligam à proteína do covid-19. Desses, cerca de uma dúzia demonstram eficácia para bloquear a entrada do vírus nas células humanas, segundo a empresa.

“Nós queremos enfatizar que existe uma cura. Existe uma solução que funciona 100%”, afirmou Ji, em entrevista à Fox News. Embora o empresário tenha se mostrado assertivo, o possível tratamento contra o coronavírus ainda precisa ser aprovado pela Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).

De acordo com o comunicado, a empresa espera produzir até duzentas mil doses do anticorpo STI-1499 por mês. Para tentar aumentar a produção a companhia afirmou que busca ajuda governamental e parceiros farmacêuticos. Com foco em anticorpos para tratamentos oncológicos, a Sorrento também vem buscando desenvolver tratamentos antivirais e vacinas contra o coronavírus, mas corre o risco de ser apenas mais uma pequena em uma briga de gigantes.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob