Farmácia faz biopedância e não cobra por declaração de profissional

O documento é emitido após a realização do exame de bioimpedância e avaliação antropométrica, com dados precisos sobre a composição corporal do paciente

Por Redação e Assessoria

A obesidade é uma das comorbidades prioritárias para vacinação contra a Covid-19 no Brasil, devido ao número de óbitos e à quantidade de pessoas nesse grupo de risco. Um a cada quatro brasileiros são obesos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em Manaus o índice de obesos (23%) é maior que o da média nacional (19,8%), conforme dados do Ministério da Saúde. Por conta disso, a prefeitura resolveu facilitar o acesso do grupo à vacinação, autorizando a comprovação da comorbidade através da declaração emitida por profissionais de saúde de nível superior. Mesmo assim, muitas pessoas têm encontrado dificuldades para conseguir o documento.
É que parte da população não sabe que a declaração de obesidade pode ser facilmente adquirida numa farmácia, onde existem profissionais devidamente habilitados para o serviço. O documento é emitido após a realização dos chamados exame de bioimpedância e avaliação antropométrica, com dados precisos sobre a composição corporal do paciente. “Só na metade do mês de abril, já realizamos mais de 400 exames de bioimpedância, o que representa dez vezes mais a busca comum por esse teste”, informa Eduardo Donini, supervisor de serviços farmacêuticos das redes Santo Remédio e FarmaBem, do Grupo Tapajós. Ele acredita que saber dessa facilidade para obtenção do laudo nas farmácias pode ajudar a aumentar o número de obesos imunizados em Manaus. “A drogaria hoje é o ambiente de saúde mais próximo da população e possui profissional habilitado durante todo o seu funcionamento”.
Biopedância
O exame de bioimpedância com avaliação antropométrica sai por R$ 24,99. Já a declaração de obesidade, assinada pelo farmacêutico, é gratuita. Nela constam resultados como índice de massa corporal, circunferência abdominal, quadril, idade corporal, dentre outras informações. Ainda de acordo com Donini, o ideal é realizar o exame logo após acordar, ou cerca de 2 horas após uma refeição. Quanto às restrições, ele orienta que se deve evitar fazer o exame após exercício físico vigoroso, banho ou ingestão de qualquer líquido em excesso, inclusive água. A declaração de obesidade está sendo emitida em todas as lojas com os serviços ‘Farma Clinic’, na rede Santo Remédio, e ‘Cuidar Bem’, na rede FarmaBem, encontrados nos sites e redes sociais das drogarias.
farmacias-expedem-declaracao-de-obesidade-para-vacinacao-1.jpg

Equipamento que mede massa corpórea do paciente

Significado
O exame de bioimpedância é uma análise da composição corporal e serve como avaliação complementar em pacientes com índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal acima do desejado. É realizado através de uma balança que mede a quantidade aproximada de massa muscular, massa óssea, gordura e o total de calorias que o corpo precisa por dia. Para o exame, o paciente deve estar descalço, não podendo ser gestante ou portador de marca-passo.
*Avaliação antropométrica*
Este exame corresponde a uma avaliação mais completa do que o IMC, pois inclui peso, altura, cintura, quadril e cálculos antropométricos, permitindo conhecer com mais detalhes a condição do paciente, inclusive resultados do tratamento que está fazendo e riscos associados ao sobrepeso e obesidade.Durante o procedimento, um sistema lê as informações e gera um laudo desenhado para o paciente. Para uma avaliação precisa, é ideal que a pessoa submetida ao teste esteja com roupas leves e finas.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob