França condena laboratório Servier em escândalo de saúde

IeVo5Jywkz34tWTJ7A9Mgz0GMm8Lt9n_39C9jm0EnQvj8bKIGpyuHI_v8ASLd6vErNRet4jvgoTGT9AVdODlOJ9xX_13WLMoLI1rwOLg8-8Ju6MMbWqRmWf_AbhUaaZ2VfRqcrKycqHbrClkh6MwSCwaaC4?profile=RESIZE_710x

Escândalo de saúde provocado pelo Mediator teve o veredicto nesta segunda-feira (foto: EPA)

Remédio provocou a morte de cerca de 2 mil pessoas em 33 anos

by ANSA

A Justiça francesa condenou o laboratório farmacêutico Servier nesta segunda-feira (29) por homicídio, lesões involuntárias e por "engano agravado" pela venda do remédio Mediator, um medicamento usado para controle de apetite e emagrecimento.

Segundo estimativas apresentadas no processo, ele foi responsável pela morte de 1,5 mil a 2,1 mil pessoas entre os anos de 1976 a 2009 - período que foi comercializado. Além disso, o Servier foi condenado a pagar 2,7 milhões de euros em indenizações.

O caso é um dos maiores escândalos em Saúde na história da França. O ex-número dois do grupo farmacêutico Jean-Philippe Seta, falecido em 2014, foi condenado a quatro anos de prisão.

"Mesmo que estivessem conscientes dos riscos há muitos anos, eles nunca tomaram as ações necessárias e, por consequência, enganaram os consumidores", disse a presidente do tribunal, Sylvia Daunis. Para a juíza, o laboratório "minou a confiança no sistema sanitário".

Criado em 1976, o Mediator deveria ser usado apenas para tratamento da diabetes, mas logo começou a ser utilizado por pessoas que queriam emagrecer por conta de seu poder de controlar o apetite. Desde então, foi receitado para cinco milhões de pacientes com este fim, até novembro de 2009, quando sua comercialização foi suspensa.

Conforme a acusação, o Servier maquiou informações sobre os graves riscos à saúde, como danos ao sistema cardíaco, na bula do medicamento.

A decisão ainda puniu a Agência Nacional de Segurança de Medicamentos (ANSM) em 303 mil euros por "homicídio culposo provocado pela negligência" nas averiguações da política sanitária. O veredicto afirma que o órgão foi o responsável pela demora em determinar a suspensão do Mediator. (ANSA).

TODOS LOS DERECHOS RESERVADOS. © COPYRIGHT ANSA

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob